Receitas de Páscoa: ideias para o almoço e sobremesa

Uma lista com 10 opções diferentes sem sair do sabor tradicional da Páscoa!

Há quem diga que esse período se resume em ovos de Páscoa e muito chocolate. Afinal quem não espera o ano inteiro para se jogar sem culpa naquele belo ovo recheado? Porém, esta data possui um significado maior para alguns: a celebração com um delicioso almoço de domingo em família.

Publicidade

O famoso Bacalhau à Gomes de Sá é a escolha preferida para essa época, mas sabemos que fugir do tradicional surpreende todos os membros da família. E por muitas vezes, agrada muito mais, se feito com amor!

Se o plano é passar o dia com pessoas especiais, então porque não preparar um cardápio caprichado e criativo? Se você é daqueles que procura tradicionalidade sem deixar o sabor de lado, aqui é o lugar certo. Pegue o caderninho e anote tudo, pois separamos as 10 receitas mais criativas para a sua Páscoa:

1. Torta de liquidificador de Bacalhau

Praticidade é tudo nessa época do ano e com essa receita vai dar tempo de complementar seu cardápio com as próximas receitas e ainda preparar uma deliciosa sobremesa! A tradicional torta de liquidificador é a solução perfeita para ganhar elogios de toda a família.

Na versão de Páscoa o recheio não poderia ser outro do que a estrela: o bacalhau. Por isso faça um refogado ao seu gosto com ele desfiado. A dica é deixar ele bem temperado para equilibrar com seu sabor acentuado. Além do alho e a cebola, você pode incrementar com um mix de pimentões e azeitonas.

Com o recheio pronto, chegou a parte mais fácil da receita: a massa da torta. Com uma base simples de ovo, leite, óleo, farinha de trigo, amido de milho e fermento mexa por 3 minutos no liquidificador e voilà: a massa de torta mais rápida da sua vida!

Depois dessas etapas a montagem também tem que ser simples e rápida. Em um refratário médio de vidro despeje a massa, o recheio e em seguida finalize com o restante da massa para formar as camadas corretas de uma torta.

E para finalizar, não poderia faltar aquela famosa camada de queijo parmesão para formar o gratinado de sua torta.

2. Macarrão com camarão ao molho de ervas

Pense em um prato saboroso e refrescante para essa época do ano, esta aqui! Essa receita de macarrão vai surpreender seu paladar do começo ao fim.

As ervas são os principais ingredientes deste prato, por isso, quanto mais fresquinhas mais aroma irão soltar durante o preparo.

Sabe aquelas receitas de 1 frigideira só? É essa mesma! Comece refogando os camarões na manteiga com tomilho e alecrim. Depois de pegarem uma cor (em torno de 2 minutos), separe apenas camarões, e na mesma frigideira faça o clássico molho branco com aquele fundo de panela aromatizado das ervas.

O segredinho da receita está no toque final do molho que conta com uma pitada de suco de limão e salsinha a gosto. Misture os camarões, o molho e o spaghetti e tenha um prato sofisticado para o seu almoço de Páscoa!

3. Arroz cremoso

Que tal sair do tradicional arroz branco e inová-lo com uma receita de Páscoa?  Afinal, o arroz é o queridinho de toda a mesa e ele não poderia faltar em nossa lista!

A maioria das receitas utiliza o requeijão ou catupiry para dar cremosidade ao arroz, porém nessa versão o creme de leite faz a função correta para equilibrar todos os ingredientes da receita.

O preparo do arroz cremoso é semelhante ao clássico arroz do dia a dia, a diferença está nos acréscimos ou substituições de elementos para esta receita. Além da cebola e o alho, acrescente tomates picados, palmitos e ervilhas. A substituição fica por conta do caldo de legumes utilizando a mesma proporção quando feito somente com a água (1 xícara de arroz para 2 xícaras de água).

Por fim, jogue o creme de leite aos poucos até dar o ponto de cremosidade ao arroz. Um toque de queijo parmesão é o gran finale dessa explosão de sabor!

4. Salmão com mostarda e mel

Se tem uma combinação perfeita de ingredientes é mostarda & mel! E esse casamento não poderia faltar aqui neste cardápio de Páscoa.

Inicie a receita com o preparo do molho. A mistura de mostarda, mel, alho picado, pimenta do reino, sal a gosto e tomilho fresco trazem todo o sabor para a receita deste salmão.

Mergulhe as postas de salmão neste molho e deixe marinar por pelo menos meia hora na geladeira. Para cozinhar, retire todo o excesso do molho e leve ao forno por 45 minutos e está pronto um delicioso salmão Low Carb. É bem fácil e o resultado é incrível!

5. Peixe assado no papelote

Uma receita básica que não pode faltar em seu acervo de receitas é o peixe assado. Existem diversas formas de preparo, mas esta é especial e cheio de sabor!

O segredo deste prato está na montagem do assado, por isso se atente bem ao tamanho  para que o peixe fique totalmente envolto no alumínio. Afinal, ele vai ganhar força e cozimento através desse vapor que forma dentro do papelote.

Tempere o peixe com condimentos de sua preferência específicos para o alimento. Se você procura praticidade, opte pelos temperos prontos de mercado rotulados para peixe. Um toque refinado para essa receita é despejar meio suco de limão siciliano para dar aquele perfume no seu assado.

E muito cuidado no momento da abertura do alumínio para não se queimar. Espere alguns minutos para abrir e coloca-lo na mesa.

Essa escolha é para aqueles que desejam ganhar tempo e ter um resultado saboroso na mesa de Páscoa.

6. Falso Bolinho de Bacalhau

Todos sabem que chega essa época do ano, o bacalhau é o foco principal das prateleiras de supermercado e consequentemente o valor da peça nem sempre é acessível para todos. Pensando nisso, selecionamos essa receita incrível que já está na lista de espera para o próximo ano.

A solução é substituir a estrela da Páscoa pela sardinha. Isso mesmo! Um ingrediente simples e barato vai fazer a sua família se apaixonar por esses bolinhos. A receita segue os mesmos procedimentos e ingredientes do bolinho de bacalhau tradicional: batata, cebola picada, sal a gosto, pimenta do reino, salsinha, ovo e farinha de rosca.

E a etapa mais divertida é chamar toda a família para enrolar os bolinhos e deixa-los prontos para fritar. Rápido, fácil e sem muito gasto, não é mesmo?

O importante é não deixar de provar e se deliciar com essa receita!

7. Falsa bacalhoada

Seguindo a mesma proposta da receita anterior, temos a falsa bacalhoada. Neste caso, uma ótima substituição são pelas postas de Merluza que contém a mesma aparência e suculência do Bacalhau.

O modo de preparo é divido em duas etapas: corte dos legumes e montagem. Os ingredientes principais como a cebola, ovo, batata, pimentão, tomate e azeitona não podem faltar. E o segredo está na escolha correta do azeite, procure pela descendência portuguesa com menos acidez, que realça ainda mais o sabor do seu prato.

O resultado é uma versão super diferente de bacalhau ao forno que com certeza irá brilhar na sua mesa de almoço!

8. Salada de bacalhau e grão de bico

Se tem um prato que possui em quase toda o almoço de Páscoa é o bacalhau e a salada. Que tal juntar esses dois ingredientes em uma receita só?

Publicidad

Simples, fácil e refrescante! Essas características resumem bem o preparo e o sabor desta salada.

A dica é dessalgar bem o bacalhau para que ele fique com seu sabor equilibrado com o restante dos ingredientes.
A cebola, os ovos, o grão de bico e as batatas devem ser cozidos em água antes da montagem. Se quiser escalde a água do bacalhau nesses legumes para que o sabor fique ainda mais reforçado no resultado final.

Para um toque mais refinado, acrescente palmitos em fatias, azeitonas pretas chilenas e ervilhas frescas. Sal e azeite a gosto para finalizar e pronto para se jogar sem preocupações com as calorias!

9. Paella vegetariana

Se você é do time que adora um prato só, esta receita é a que faltava para te agradar! Além de ser uma refeição rica em proteína, esta Paella vai perfeitamente para quem está em uma dieta mais restrita e deseja diminuir o carboidrato e o açúcar no organismo.

O segredo da paella é a cor, o aroma e o sabor. É o típico prato que a gente come pelos olhos desde o preparo até a mesa! Por isso, seu time de especiarias não podem faltar, sendo o açafrão da terra o condimento principal na receita.

Outro ponto importante por ser tratar de um prato vegetariano é a substituição do arroz tradicional pelo integral que leva mais nutrientes a essa paella, porém seu tempo de cozimento é um pouco maior.

Ervilhas frescas, tomates picados, pimentões coloridos e azeitonas fazem parte do combo vegetariano deste prato. Se tiver algum outro ingrediente que não esteja nesta lista, fique à vontade para inovar.

O interessante da paella é colocar a mão na massa e observar o paladar ideal para você: mais picante, menos cor, mais al dente, com mais acidez e por aí vai.

Experimente colocar em prática e tenha um resultado diferenciado com uma aparência irresistível!

10. Mini bombom de bolo de cenoura

Quadradinhos de bolo de cenoura são deliciosos e irresistíveis. E vamos combinar que bolo de cenoura é um doce com a cara da Páscoa (principalmente para aqueles que querem fugir dos ovos de chocolate recheados).

Sem muito segredo, mas com muita paciência, o grande segredo deste bolo não é a receita mas sim a montagem.

Nesta proposta, você pode utilizar qualquer receita de bolo de cenoura e assar normalmente. Assim como o brigadeiro, desde que seu ponto seja de recheio.

Para a montagem deixe o bolo e brigadeiro esfriarem por algum tempo para facilitar no processo de rechear e dar acabamentos. Deixe os cortes e o recheio uniformes para que todos os quadradinhos fiquem semelhantes.

E claro, o chocolate não poderia faltar por aqui, nem que seja no finalzinho da nossa lista. Ele aparece na sua melhor versão, derretido e pronto para dar um banho nesses bolinhos de cenoura para formar uma casca linda e crocante.

Ficou com água na boca?! Então, prepare essas delícias, bata uma foto e compartilhe com a gente a sua experiência nesse tour gastronômico que a gente preparou para a sua Páscoa.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed