Receitas com camarão: 13 pratos para um almoço especial

Camarão é 8 ou 80, ou seja, amamos com tudo ou exclui ele totalmente do cardápio. Se você faz parte da primeira leva, prepara o estômago porque vem coisa boa por aí!

Publicidade

Apesar de ser uma proteína nobre, o que deixa grande parte com receio de consumir, saiba que devemos inclui-lo no cardápio pelo menos uma vez ao mês. Dessa forma, garantimos as proteínas necessárias para o organismo e foge um pouco do tradicional peixe grelhado, assado, cozido e tudo mais.

Por muitas vezes, lembra-se desse frutos do mar com a imagem daquela porcão farta de beira de praia, não é mesmo?! Mas abusar desse ingrediente para elaborar uma receita à altura é um privilégio para você e seus convidados. Não tem nada mais gostoso do que cozinhar pra quem a gente ama e com pratos com cara de restaurante.

Por isso elaboramos uma seleção com receitas em família, ou seja, para degustar em volta de uma mesa e sem pressa. São pratos fartos que faz seu frutos do mar render para o tradicional “almojanta” de final de semana.

Quer garantir esse sucesso todo?! Embarque nessa viagem gastronômica do camarão e não deixe de anotar todas as dicas!

1. Bobó de camarão

Se existisse um prato para cada dia da semana, esse seria o domingo perfeito! A estrela, com toda certeza, seria a abóbora.

Mas para aqueles que apreciam a praticidade na cozinha, descobrimos uma receita de camarão na moranga só que na panela. Isso mesmo que você leu!

O ingrediente principal para dar a suculência desse prato é a mandioca. Para isso é necessário preparar uma espécie de purê com elas cozidas e temperadas com um refogado especial bem brasileiro e um caldo de camarão reforçado com dendê.

Em toda essa receita de camarão na moranga é utilizado o óleo de dendê para fritar, dessa forma, fixa-se o sabor por todo o prato.

Por fim, refogue os camarões temperado com limão, sal e pimenta do reino. E junte com seu creme de mandioca.

Mas fique atento ao passo a passo da receita, pois todas as etapas são importantes e devem ser levadas à risca.

Sirva com folhas de coentro, um arroz soltinho e pronto! Não precisa de mais nada para um domingo feliz, não é verdade?!

2. Risoto de camarão

O que falar desse prato que ainda nem comemos, mas não vemos a hora de provar? Saboroso, quentinho, confortável e um toque crocante de outro mundo!

O arroz com camarão é a dupla perfeita para uma refeição de um único prato.

E como todos sabem, para um delicioso risoto é necessário preparar um bom caldo. E a escolha da vez é um caldo de legumes com camarão, utilizando as cascas do frutos do mar com cenoura, aipo, cebola e tomilho.
A preparação do risoto segue o método clássico, de mexer até dar o ponto de sua preferência.

E quer saber um acompanhamento perfeito para um risoto de camarão cremoso? Um crispy de couve manteiga. Acompanhe as orientações de corte e fritura desse vegetal para não errar nadinha em sua casa.

Nada mal finalizar o nosso dia com essa culinária que acalma o nosso coração!

3. Strogonoff de camarão

De todas as comidas que existem em nosso cardápio do dia a dia o strogonoff é o queridão por todos.
Esse preparo utiliza ingredientes frescos, desde os cogumelos até o creme de leite. E acredite, faz toda a diferença quando se trata de um ingrediente tão delicado como o camarão.

Apesar de ser um prato simples, ele é muito bem vindo para um almoço comemorativo. Portanto, para não errar aposte nessa receita que é certeiro que todos vão gostar!

4. Moqueca de camarão

Esse é um prato rico em sabor e cheio de nutrientes. E ainda é super simples de executar.

O que não pode faltar em uma boa moqueca é a pimenta, e aqui utilizamos a dedo de moça e também os pimentões vermelho e amarelo.

Outros ingredientes como cebola, alho, tomate, camarão, passata de tomate, leite de coco e dendê também são essenciais para essa receita.

Opte por uma frigideira larga, assim todo o calor é distribuído igualmente, principalmente na etapa de finalização.

Lembrando que na moqueca os camarões são cozidos em seu próprio molho, por isso, adicione eles no final para não estragar a sua textura macia.

Tudo isso pode ser acompanhado por uma fafofinha crocante e temperada e mais nada. O resultado é o pessoal competindo até ultima concha dessa moqueca!

5. Macarrão com camarão

Existem pessoas que não dispensam uma massa, afinal o espírito italiano sempre acaba falando mais alto.
E essa versão com frutos do mar promete arrancar suspiros até a última garfada.

A receita é tão simples que é a típica culinária feita em uma única panela. E o segredinho para levantar o sabor desse prato é uma dose de conhaque.

No liquidificador bata os tomates pelado e o alho até formar uma pasta bem lisa. Esse vai ser o nosso molho e a base de toda a receita.

No fim, acrescente tudo em uma panela e adicione o creme de leite fresco para quebrar um pouco a acidez do prato.

O cozimento dos ninhos de macarrão são feitos no próprio molho de tomate, que por consequência, exala o amido da massa deixando o prato ainda mais cremoso.

O aroma é tão forte que ele mesmo vai perfumando a sua casa. E no momento de provar você realmente comprova que o sabor é mil vezes melhor que essa fragrância dos temperos.

6. Camarão empanado

Não há quem resista a esse aperitivo servido bem quentinho! Porém, agora, vamos ensinar uma versão diferente. O famoso empanamento chamado ebi furai, que lembra um pouco o tempurá de camarão, mas que conta com uma massa fofa e uma casca bem crocante.

Publicidad

A receita é dividida em 3 etapas: o preparo do frutos do mar, o empanamento e a fritura.

O camarão possui um corte especial, pois ele é aberto deixando com uma aparência achatada. Dê uma atenção especial a essa parte da receita, já que o procedimento é um pouco mais delicado.

O empanamento também segue uma linha diferenciada, com uma massa a base de farinha de trigo, amido de milho, fermento em pó, agua, ovo e sal. Faça essa mistura adicionando um ingrediente por vez e deixando a água dar o ponto homogêneo a esse processo.

Existem dois momentos de fritura, o primeiro é somente para cozinhar e o segundo é para dar crocância e cor aos seus camarões empanados.

Com seu formato exuberante e sua casquinha tostada eles tornam-se a atração em qualquer lugar! Experimente essa nova versão que também pode ser feito com outros tipos de proteínas e vegetais.

7. Escondidinho de camarão

O escondidinho é um prato clássico na mesa do brasileiro. A combinação do purê de batata com alguma proteína deixam a refeição completa em qualquer ocasião.

Imagine transformar um prato simples em algo refinado apenas substituindo o ingrediente principal?!

Essa é uma tarefa fácil e a única coisa que você deve aprender é como preparar o recheio de camarão.

Tenha em mãos um molho de camarão feito a base de tomates e temperos. E para o restante da receita você vai precisar de um purê de mandioquinha, camarão graúdo limpo, salsinha, creme de leite fresco, parmesão ralado com farinha de rosca, alho poro, sal e pimenta do reino.

O purê fica suculento devido a mistura com o creme de leite, assim como o recheio, fica cremoso com adição de uma pequena parte desse creme.

Enfim, a explosão de sabores e o encontro dos dois no paladar é uma sensação inexplicável. Faça em casa e arranque muitos elogios!

8. Camarão internacional

Esse prato, com toda a certeza, faz jús ao seu nome, ele é sofisticado e tem tudo o que a gente gosta!

Essa receita é o preparo de um camarão com catupiry finalizado com arroz. Não tem como ficar ruim, não é mesmo?

Os ingredientes para esse prato são camarões limpos, arroz cozido, catupiry, creme de leite, cebola, alho, ervilha, queijo mussarela, presunto, manteiga, batata palha, sal e pimento do reino a gosto.

O truque é fazer uma espécie de camarão ao molho branco utilizando creme de leite e queijo cremoso. Com isso, acrescente o restante dos ingredientes e leve ao forno para gratinar.

O resultado é um risoto de forno suculento e com um toque especial da batata palha.

Se você gosta de testar receitas inovadores e ousadas, vai amar preparar essa delícia!

9. Torta de camarão

O que dizer de uma receita de empadão de camarão? Essa comida é só amor e é perfeita para compartilhar com pessoas especiais! E aqui compartilhamos com você a versão bem cremosa desse recheio.

A massa de empadão é sucesso em qualquer casa, afinal ele é praticamente da família, e a maioria segue o padrão com farinha de trigo, manteiga, gemas, sal a gosto e um pouquinho de água. Mas fique a vontade para fazer a sua receita!

Para o recheio separe o camarão limpo, cebola, alho, tomate, manteiga, farinha de trigo, creme de leite, salsinha, sal a gosto e pimenta do reino. Por conta da farinha de trigo e o creme de leite o recheio fica super cremoso de chegar a derreter no prato.
Antes da montagem deixe o recheio esfriar por completo, porque ele quente e a torta crua irão deixar o fundo totalmente encharcado. E isso não é o final que a gente quer, não é mesmo?!

Para quem ficou curioso é só seguir as outras recomendações da receita e se esbaldar na cozinha porque hoje vai ter torta sim!

10. Camarão no abacaxi

Misturar ingredientes doces e salgados é bem comum na gastronomia. Mas estudar as combinações também é essencial para que o prato dê certo. E essa daqui, deu o match perfeito! Quer aprender?!

Corte seu abacaxi ao meio e retire todo o miolo. Mas não jogue, pois ele será utilizado para preparar o creme de camarão.
Em uma frigideira alta refogue cebola e o alho, e aos poucos adicione o restante dos ingredientes. São eles: leite de coco, requeijão, curry, o miolo do abacaxi e por fim os camarões salteados.

É uma cremosidade só! E o sabor é um mix entre o asiático e o brasileiro, que fica guardado em nosso paladar. Vale a pena testar e arrasar com essa apresentação!

11. Salada de camarão

Quer um prato mais leve e saudável para a sua refeição? Aqui está a opção que faltava em nossa lista.

Pode ser que a salada seja vista com mal olhos, mas quando bem preparada, torna-se o prato ideal para matar a nossa fome.
Essa salada de camarão segue um padrão diferente. Se você espera ver alfaces e folhas aqui, a nossa dica é substituir por grãos cozidos mas servidos frios. Em contrapartida, podemos dizer que ela é bem reforçada!

A mistura da quinoa, arroz sete grãos, arroz negro, cevadinha e trigo formam a frente dessa receita.

Para complementar acrescente maçãs , cebola roxa e tomates cortados em cubinhos. E os camarões entram grelhados e bem suculentos para reforçar o sabor dessa salada.

O toque final fica por conta de um azeite com notas intensas!

Podemos dizer, que é uma salada que dá de dez a zero a muitos pratos por aí. Vale a pena testar e diversificar a sua salada do dia a dia.

12. Camarão à grega

Esse é o verdadeiro espeto de camarão a milanesa: graúdos, bem temperados e super crocantes.

Se você procura uma receita para surpreender a sua família, essa daqui não tem erro!

Opte por camarões grandes e de preferência com casca, pois o preparo começa na limpeza do seu frutos do mar. Se atente em como é feito o corte, já que ele chega a ser divido ao meio, mas sem desprezar o rabo.

Intercale o espeto com queijo mussarela e empane em farinha Panko, já que sua textura flocada garante mais crocância sem deixar excesso.

Um belo arroz à grega com batata palha para acompanhar e você tem uma refeição de restaurante prontinho para ser degustado na mesa de sua casa!

13. Camarão à provençal

Simples e super refrescante, esses camarões agregam qualquer almoço nos dias mais quentes.
O segredinho para um bom camarão a provençal é abusar de ervas aromáticas, e quanto mais verdinhas, melhor.

Nesta receita, as escolhidas foram as ervas de Provence que é a composta de alecrim, tomilho, lavanda e manjerona. Uma pitada de salsinha e cebolinha também são bem vindas para complementar.

O resultado é um acompanhamento sofisticado, e pra lá de gourmet, com uma aparência linda. Vale a pena testar!

Aprender receitas novas é sempre bom, mas colocá-las em prática é ainda melhor. Portanto, escolha um dia especial, organize a sua lista de compras e planeje o seu preparo. Sair do clássico arroz&feijão garantem novas experiências e isso a gente tem de sobra por aqui. Esperamos que você se inspire e crie esses novos sabores e combinações fantásticas com o camarão!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed