6 receitas para um almoço de Domingo delicioso

Domingo é dia de finalmente reunir a família à mesa, sem aquela correria do dia-a-dia durante a semana.

Publicidade

Muitas famílias visitam alguns parentes ou abrem suas casas para recebe-los nesse dia tranquilo e especial.

É costume que no domingo, as famílias brasileiras preparem uma refeição mais generosa e diferenciada, com pratos suculentos de dar água na boca só de olhar.

No entanto, pode ser que cozinhar todo final de semana te deixe sem ideias do que preparar para agradar e surpreender a todos.

Por isso, separamos neste artigo receitas especiais e maravilhosas para você preparar nos almoços e nas ocasiões comemorativas e especiais.

Quer conferir essas receitas incríveis? Então continue a leitura e confira!

Receitas para almoço de Domingo

Almoço de Domingo

Confira a seguir 6 receitas especiais para arrasar em todos os seus almoços de domingo:

1. Lasanha de Frango para o almoço de Domingo

Essa receita traz uma opção bem tradicional e amada nos almoços de domingo em família ou com os amigos.

A famosa lasanha tem várias versões diferentes, nessa receita em questão, o recheio é feito com frango e o preparo é super simples e prático.

Seguindo essa receita você terá uma lasanha sem erros, muito saborosa e que com certeza fará sucesso na mesa.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como massa para lasanha pronta, frango cozido e desfiado, queijo mussarela ralado, queijo parmesão ralado, molho branco, molho de tomate e azeite de oliva.

Você pode optar em usar o molho branco pronto ou fazer de forma caseira na versão que preferir.

Para preparar o molho branco indicado na receita, você precisará de leite, manteiga, farinha de trigo, sal, pimenta e noz moscada a gosto.

A montagem é bem fácil e rápida, basta seguir o passo a passo indicado e as camadas ficarão bem distribuídas e harmonizadas.

Com a lasanha montada, basta levar ao forno até que o tempo de cozimento da massa seja atingido.

E por fim, é só servir e se deliciar com essa versão leve e suculenta de lasanha de frango!

2. Lasanha à bolonhesa

Para um almoço de domingo mais clássico e tradicional, você pode escolher fazer a versão mais conhecida da lasanha por aqui, a lasanha à bolonhesa.

Diferente da versão anterior, os sabores nesse prato serão mais fortes, pois a carne tende a ser mais pesada do que o frango.

No entanto, essa versão maravilhosa é a grande preferência da maioria dos fãs desse prato.

Esse tipo de receita é ótimo para servir para amigos ou familiares, pois rende muito e uma pequena quantidade já te deixará satisfeito.

Para preparar essa versão, você precisará de ingredientes como patinho moído, óleo, manteiga, cebola picada, cenoura picada, salsão picado, leite, vinho branco seco, tomates pelados, noz moscada, sal e pimenta do reino.

Todos esses ingredientes serão para o preparo do famoso molho à bolonhesa.

Além disso, a receita também leva um delicioso molho branco, feito com manteiga, farinha de trigo, leite, noz moscada, sal e pimenta do reino.

Com os itens dos molhos em mãos, você precisará de massa para lasanha pré-cozida e queijo parmesão ralado.

A receita explica facilmente o preparo de cada etapa, dividindo entre molho 1, molho 2, montagem e forno.

Por isso, basta seguir corretamente o passo a passo e sua lasanha ficará perfeita!

O tempo de forno é de apenas 15 minutos, e o molho pode ser preparado antes e deixado pronto para a montagem no almoço de domingo.

Uma receita fácil, clássica e de dar água na boca, vale a pena testar!

3. Talharim com brócolis assado ao alho e óleo

Para quem deseja um prato mais leve e diferente, mas ainda quer uma massa que sacie bem a fome do almoço de domingo, essa receita pode ser a solução.

O macarrão talharim é uma excelente opção de massa para preparar. Nessa versão, o brócolis dá um sabor a mais à receita, deixando ela mais leve e com um sabor surpreendente.

Essa receita é dividida em duas etapas, o preparo do brócolis e do macarrão.

Publicidad

Para o preparo do brócolis, você precisará de brócolis japonês, vinagre, sal, alho, louro, sálvia, limão, queijo parmesão ralado, azeite e pimenta do reino moída.

Para o macarrão, os ingredientes necessários são talharim, sal, queijo parmesão em lascas e pimenta do reino moída.

O modo de preparo é bem claro e fácil de ser seguido, por isso, basta realizar cada procedimento como é indicado no passo a passo da receita.

É importante se atentar para o cozimento do talharim, para que a textura fique conforme a sua preferência.

A montagem é bem simples e fica simplesmente linda, com um ar sofisticado que dará um toque especial à mesa. Vale muito a pena testar!

4. Caçarola Vegana

Se você precisa de uma receita vegana para o seu almoço de domingo, essa versão de caçarola é perfeita para você!

Em geral, a caçarola é feita com carne moída, no entanto, essa receita substitui a carne por lentilhas, resultando em um prato vegano incrível!

A caçarola é feita com repolho e lentilhas, oferecendo muita suculência e elegância à receita.

Mesmo para quem não segue uma dieta com restrições à produtos derivados de animais, experimentar esse prato será uma experiência deliciosa e surpreendente.

Para preparar essa versão de caçarola, você precisará de ingredientes como repolho, cebola picada, alho picado, tomates cereja, molho de tomate, lentilhas cozidas, amêndoas, água filtrada, noz moscada e orégano ou manjericão.

O modo de preparo é simples e prático, seguindo o passo a passo sua receita ficará pronta sem complicações.

Para que as texturas e sabores fiquem de acordo, é importante se atentar para as especificações da receita, como tempo e medidas.

A receita é montada e finalizada ao forno, e em cerca de 25 minutos o seu prato vegano suculento e lindo estará pronto para ser servido!

5. Strogonoff de Carne

É claro que em uma lista de receitas para almoço de domingo, o famoso e queridinho strogonoff não poderia ficar de fora.

As opiniões entre os fãs desse prato se dividem entre a versão de carne ou de frango, nessa receita, as indicações são para o strogonoff de carne. No entanto, você pode realizar as alterações e fazer o de frango, se preferir.

Esse prato típico e tradicional cai bem em qualquer ocasião, e será muito fácil agradar a todos com essa opção.

Você ainda pode fazer uma salada como acompanhamento, arroz e o que mais desejar e combinar com a receita.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como manteiga, cebola picada em cubinhos, carne de sua preferência em tiras finas, sal, pimenta do reino, cogumelos champignons em conserva fatiados, tomates sem pele, mostarda e creme de leite.

A receita indica o uso de carnes como filé mignon, contra filé ou alcatra, que são as que ficam mais macias e suculentas no strogonoff.

O modo de preparo é super simples e rápido, em poucos minutos você já terá o seu strogonoff quentinho e delicioso para servir com batata palha.

A receita ainda dá uma ajudinha para quem tem dúvidas em usar molho de tomate, cogumelos e conhaque.

Basta seguir corretamente as indicações e seu strogonoff ficará maravilhoso, com certeza fará sucesso na mesa!

6. Creme de abóbora cabotiã com carne

Essa opção de creme ou sopa cremosa para o almoço de domingo é ideal para aqueles dias mais friozinhos ou que você deseja comer algo diferente e cheio de sabor.

Além do gosto maravilhoso da combinação dessa receita, a aparência fica linda e chamativa, dando água na boca só de olhar.

Será um colorido a mais que valerá a pena ter em sua mesa!

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como abóbora cabotiã pequena, coxão mole picado em cubos, caldo de carne, alho, cebola, água, azeite, salsinha picada, cebolinha picada e sal.

O preparo da receita é bem simples, mas precisa ser seguido corretamente cada passo e orientação.

Para preparar a carne e a abóbora, será necessário fazer o cozimento de cada um em uma panela de pressão.

O creme delicioso do legume será feito com a ajuda de um liquidificador, e a carne precisará ser desfiada antes de juntar o creme.

O resultado será uma sopa super cremosa, com cores fortes, textura deliciosa e sabor equilibrado.

A carne dará um sabor e uma textura a mais ao prato, e as folhas podem ser utilizadas para decorar o prato e dar um toque mais sofisticado e elegante.

O resultado final surpreenderá o paladar de todos, vale muito a pena testar, principalmente naqueles dias em que a temperatura pede por algo cremoso e quentinho!

Se você gostou dessas opções de receitas para o almoço de domingo, não deixe de testá-las e voltar aqui nos comentários para nos contar seus resultados e experiências.

E não se esqueça de compartilhar essas receitas e marcar seus amigos e familiares em suas redes sociais!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed