Receitas com abacate: 8 receitas rápidas e cheias de sabor

Essa fruta delicada é um ótimo ingrediente para preparar saborosas receitas.

O abacate é a fruta do momento, principalmente quando se fala em alimentação saudável. Afinal, ele é muito famoso por suas tostadas ou o clássico guacamole da culinária mexicana.

E pensar que ele possui uma versatilidade de preparo, tanto para pratos doces e salgados, é unir o útil e o agradável em nosso dia a dia.

Publicidade

Claro, que toda fruta em excesso faz mal! E não é porque ela é rica em nutrientes que devemos consumi-la exageradamente. Mas poder variar o cardápio com algumas opções alternativas e substituir esse fruto nas receitas tradicionais é uma ótima escolha. Principalmente, para aqueles que ainda não tem muita intimidade com a fruta.

Se você está acostumando comer ele sozinho, apenas com limão e mel, por exemplo, imagine ele combinado com outros ingredientes?! É festa pra todo lado, com aperitivos, pratos principais e sobremesas.

E aqui vamos dar uma força para essa fruta! Contando para vocês algumas possibilidades que podem ser feitas na cozinha.

1. Maionese de abacate

A maionese é o molho que não pode faltar no hambúrguer. E apesar desse acompanhamento verde temperado fazer o maior sucesso, essa daqui é uma versão vegana e também bem saborosa.

A receita da maionese vegana é bem simples e pode ser feita com uma única vasilha. O truque é adicionar um ingrediente por vez e misturar, assim o creme fica homogêneo e com os aromas bem fixos.

Os ingredientes necessário para fazer essa delícia são: abacate tamanho médio ou avocado maduro, suco de limão, alho picado, azeite, mostarda dijon, sal marinho e pimenta do reino a gosto.

A mostarda dijon é pura e promete dar personalidade a maionese. Porém, caso não seja do seu gosto pode utilizar a mostarda amarela.

Essa maionese sobe para outro nível utilizando o abacate como base. E sem contar, que o seu lanche pode ficar muito mais gourmet com ela. Para tirar a prova faça essa criação em casa e conquiste todo mundo.

2. Creme de abacate

Se você é do time dos doces, esse mousse de abacate com cacau garante matar toda a sua vontade. Ele é delicioso, cremoso e com um gostinho bem marcante do cacau!

A receita leva ingredientes naturais e bem frescos como o abacate, bananas, cacau em pó, melado de cana, essência de baunilha e canela a gosto.

A banana deve estar congelada para dar a textura que a gente precisa, ou seja, bem elástica. E ela geladinha deixa o mousse prontinho para ser degustado na hora, com direito a raspar toda o restinho que fica no liquidificador.

Já o mel da cana e a baunilha adoçam a sobremesa, sem a necessidade de utilizar o açúcar como opção. E a canela, nem se fale, enriquece ainda mais a receita.

Acredite, mas o abacate nem aparece no paladar. Ele fica tão imperceptível com o restante dos ingredientes que é difícil voltar a fazer o mousse tradicional. Surpreenda seus convidados em uma próximo encontro em sua casa!

3. Sorvete de abacate

Sabe aqueles dias quentes que tudo o que você mais quer é devorar um potão de sorvete?!

Pois é, achamos a solução desse problema e ainda por cima sem sair da dieta.

A receita é bem prática, afinal estamos falando de “coloque tudo no liquidificador e pronto”. E a sorte que nem sujeira na cozinha faz!

Separe: gelatina dissolvida em água, creme de leite, leite condensado, leite e abacate. Deixe gelando por algumas horas e seja feliz!

Esse geladinho de abacate promete sair de todas as tentações e abrir muitos corações por aí.

4. Pesto de abacate

Falou em massa o nosso apetite abre na hora! E os apaixonados por molho pesto então, irão a loucura com esse prato com cara de cantina.

O preparo de todo pesto é igual, por isso separe bastante manjericão, pois é ele que vai levantar o sabor do molho.
Já no processador adicionem o abacate, sal, pimenta do reino e no lugar do pinoli, as castanhas-do-pará.

A consistência em pasta não é o bastante para o nosso prato, por isso coloque aos poucos suco de limão e azeite.

Escolha a sua massa favorita e se delicie, sem culpa, neste molho de encher o nosso coração de felicidade!

5. Bolo de abacate

Bolo quentinho é puro amor! Agora bolo saudável pode ser mais ainda, já que a comilança é sem culpa. E trouxemos uma combinação maravilhosa de abacate e lima, que além de diferente, possui uma explosão de sabor único.

Os ingredientes para essa receita são: abacate amassado, farinha de trigo, óleo, vinagre branco, lima, bicarbonato de sódio, sal, água, fermento em pó e açúcar cristal.

A leveza do abacate e a acidez do limão deixam o bolo menos doce e ideal para aquele café da tarde depois de um almoço bem farto.

Fazer bolo em casa é fácil. E esse daqui não tem muito segredo. Que tal começar o dia preparando esse mimo fofo para você e sua família?!

6. Brigadeiro de abacate

Esse doce de abacate é inexplicável! Ele chega de mansinho e quando percebe já está caidinha pedindo mais.

Como toda receita vegana, a substituição dos ingredientes é inevitável. E acreditem, pois nessa receita de brigadeiro o abacate faz o papel do leite condensado na receita. Quando triturado, sua pasta cremosa permite a consistência perfeita para esse doce.

Outro ingrediente que deixa o sabor delicioso nesse brigadeiro é o mel. Ele adoça e, ao mesmo tempo, equilibra o paladar com o cacau em pó.

É uma opção para uma sobremesa mais saudável e refrescante. Já que não fica tão pesado quanto o brigadeiro tradicional. Sirva em copinhos e decore com cacau em pó.

Publicidade

As crianças nem vão perceber! Aproveite e faça em casa!

7. Avocado toast

O avocado toast é o famoso da vez e que faz parte de todo café da manhã ou brunch das delicatessen. Se é pra ser refinado, que seja com gosto e muito sabor, não é mesmo?

Se você ja viu ou comeu as tradicionais torradas de abacate você pode aprontar diversas combinações com essa manteiga verde deliciosa.

A primeira etapa é escolher um bom pão, de preferência que seja firme, como os italianos, por exemplo. Corte em fatias bem finas e deixem tostar por alguns minutinho no forno.

Nesse meio tempo prepare a sua base de avocado, que nada mais é que seu miolo amassado com toque de limão, sal e pimenta do reino.

Fique à vontade em relação aos acompanhamentos, varie o sabor e teste novas versões.

Nessa receita, achamos a combinação de salmão defumado com ovo frito deliciosa e bem reforçada para um almoço.

Se o avocado toast não vai até a você, chegue com ousadia até ele! Faça em casa e sinta todo o sabor dessa nova onda.

8. Molho de abacate

O molho de abacate é uma opção bem versátil para complementar seu sanduíche, seu snack, sua massa e até sua salada. É aquele tipo de molho que devem ser mantido sempre na geladeira, pra qualquer hora e ocasião.

Com todas essas vantagens, seu preparo também ganha muitos pontos pela facilidade de preparo. Piscou e ele está pronto.
Em um mixer coloque o abacate, iogurte, alho, salsinha ou coentro, suco de limão, sal e pimenta do reino a gosto. Bata até todos os ingredientes se transformar em uma massa bem grossa.

Publicidade

Sem defeitos para esta pequena preciosidade que é uma alternativa saudável e bem gostosa para adicionar em sua refeição.
Nem dá para acreditar que a polpa verde cremosa e macia do abacate forma combinações com grande facilidade, não é mesmo? Aprecie com moderação, mas cuidado para não se apaixonar!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed