Receitas com miojo: 10 maneiras de incrementar seu macarrão instantâneo

Aumentar o repertório de comidas “preguiçosas” é sempre bem vindo em nossa rotina. Afinal, quem nunca chega em casa depois de um dia exausto e topa uma besteirinha para forrar o estômago, não é? Até mesmo naqueles dias off que tudo que vem na cabeça é um prato congelado ou um aplicativo delivery.

Isso é comum e tudo bem variar com essas pedidas. Porém, se existe uma coisa que não falta em quase nenhum armário é o bom macarrão instantâneo. Ele salva a nossa vida em apenas três minutos!

Melhor do que isso é aprender variar suas combinações, fugindo do pózinho (que faz muito mal) e do clássico com requeijão.

O combo miojo e turma reunida também combina por aqui, não ache que só um pratinho de macarrão é o suficiente. Elaboramos uma lista pra todos os tipos de ocasiões, desde o perrengue do dia a dia, passando por um petisco até um almoço de família.

Fique de olho em nossa seleção e transforme essa iguaria em outra categoria na sua cozinha.

1. Miojo com alho poro e limão

O miojo pode ser refinado sim! Nessa versão, os aromas de um risoto são transferidos para o macarrão instantâneo em poucos passos.
Se você é do time que adora esse macarrãozinho cremoso, não pode deixar de experimentar essa receita. O perfume é incrível, o sabor mais ainda e a textura então, nem se fale!

O primeiro passo é cozinhar o miojo sabor frango do jeito tradicional. Colocando o tempero junto à água para pegar bem o gostinho. Se preferir, pode ignorar essa etapa e passar, sem medo, para o preparo do molho.

Com apenas três ingredientes você banca o expert na cozinha, garantindo muitos elogios. Afinal, a combinação de alho poro, limão e creme de leite não tem como ficar ruim. E o melhor: feito tudo em uma frigideira em menos de cinco minutos.

Enfeite com raspas de limão e manda a ver nesse prato com sabores italianos!

2. Torta de miojo

A parte mais deliciosa dessa torta é que você prepara um único prato e serve uma família inteira. Ótimo para quem curte multiplicar a comida sem gastar muito, entende? Sendo assim, é uma receita mega econômica!

É tudo muito simples. O macarrão cozido vai substituir a massa da torta. Então, o ideal é caprichar no recheio com ingredientes que agreguem no sabor e também na quantidade.

Nesse caso, a escolha por tomates, queijos e bacon são o suficiente para uma torta convencional. Mas você pode ser criativo e adicionar o famoso “restinho de geladeira”.

Lembre também de inserir algum molho ao prato, assim não fica aquela textura ressecada. A base de creme de leite é muito fácil de preparar, pois é uma mistura batida na mão mesmo.

Se você quer surpreender a família com o famoso macarrão instantâneo, aposte nessa receita aqui! Praticidade é tudo quando se tem outros turnos durante o dia, não é mesmo?

3. Lámen de miojo

Hoje todo mundo conhece o lámen japonês. E muitos são adeptos desse confort food nos dias mais frios, ou seja, bem propício para o inverno. Por isso trouxemos uma versão fast food feito na cozinha do seu lar.

Um prato de lámen é, basicamente, uma sopa de macarrão. Os complementos também importam, mas aqui iremos improvisar com o que tem na geladeira de todo brasileiro.

O caldo é muito importante no preparo. Por isso, utilize ingredientes orientais como o óleo de gergelim e o shoyu. Eles vão levantar o sabor e trazer as referências asiáticas dessa culinária.

Outro toque importante é utilizar a mesma panela em todo preparo. O sabor da carne grelhada, feito no início, é essencial para o caldo. Além do mais, você utiliza como proteína dessa refeição. Você também pode acrescentar ovos cozidos, cenouras raladas e salsinha.

Enfim, é um jeitinho brasileiro para matar a vontade de comer um lámen sem sair de casa!

4. Yakissoba de miojo

Se existe outro prato oriental que ninguém despensa é o yakissoba. O macarrão com molho de shoyu é tão queridinho que inventaram o sabor chinês no miojo.

Porém, aqui você aprende de um outro jeito, ou seja, preparando um molho digno dessa gastronomia internacional.

O truque é juntar o máximo de legumes que tiver na geladeira: cenoura, pimentões, cebola, brócolis, couve flor, repolho e acelga. Esses são os principais, caso queira adicionar outros fique à vontade.

Faça um refogado rápido com esses vegetais em óleo de gergelim. Esse dá o gostinho especial do prato, sabe?

Adicione o seu macarrão cozido e tempere com uma mistura de shoyu e um pouquinho de água. Deixe esse caldo secar bem, para garantir que a massa tenha pego bastante sabor.

Perfeito para quando estamos com preguiça, mas ainda assim querendo algo diferente ou com pouca coisa na despensa.

5. Omelete de miojo

Unir dois preparos rápidos em um só é sinônimo de praticidade! Afinal, quem nunca foi salvo por um omelete ou um pacote de miojo?
Esse preparo é simples e honesto, apenas incrementada com recheios imaginativos.

Bata seus ovos normalmente como se fosse uma omelete comum. Enquanto isso, deixe seu macarrão em fogo até ficarem bem al dente.
Coloque os dois em uma frigideira e espere até que cozinhem formando um disco só. Ele sozinho já é o suficiente, mas com recheio fica muito melhor.

Essa é aquelas receitas quebra galho do dia. Ótima para quem mora sozinho e quer matar a fome em poucos minutos.

6. Lasanha de miojo

Lasanha é bom de qualquer jeito, certo? Imagine, experimentar de um jeito diferente. Sem precisar ficar horas na cozinha! Até porque não existe nada melhor que unir praticidade e sabor em um prato que todo mundo gosta.

Nesse preparo o macarrão instantâneo faz o papel da massa da lasanha. E por incrível que pareça eles vão crú para o forno. O próprio molho de tomate tem a função de cozinhar o miojo.

O restante é muito mais fácil. Monte em camadas, alternando molho, massa, presunto e queijo. E fica aquela loucura que todos sabemos como é depois que sai do forno.

Aposte nessa receita de lasanha de miojo, que além de ser uma delicia é super rápido de fazer!

7. Nhoque de miojo

Quer um prato chique para conquistar sua família e amigos? É esse nhoque aqui! E o visual no resultado final é de dar água na boca, mas ao mesmo tempo, com uma certa dó de destruir a linda apresentação.

A substituição é bem nítida na receita. No lugar da farinha de trigo entra o macarrão instantâneo pré cozido no leite. Ambos são batidos no liquidificador com a gema e o sal até formar uma massa bem densa.

O truque é deixar a massa na geladeira para dar uma certa firmeza antes de cozinhar. E depois são passados na manteiga até formar aquela casquinha crocante, um tostado leve, que ajuda mais ainda na sua consistência.
Sirva com raspas de limão e bastante queijo parmesão. A experiência é tão intensa que você se sente em uma mesa de restaurante!

8. Miojo Carbonara

Se você acha que o nosso tour pela Itália parou no nhoque está muito enganado! Essa é uma versão simplificada do Carbonara feito com o queridinho do momento: o miojo.

O preparo é bem diferente de outras receitas, pois a gema ganha um toque sofisticado. Ela é empanada na farinha do macarrão e frita em óleo bem quente. Assim, você garante a malemolência quando quebrada e deixa aquela casquinha crocante por fora.

O melhor de tudo que você faz em uma única frigideira. Depois de fritar o bacon, jogue seu macarrão instantâneo com água para cozinhar no vapor. Dessa forma, ele fica mais seco, ou seja, a própria massa vai chupar o líquido.

Com isso, é só jogar a pasta de ovo com parmesão sobre o preparo e mexer sem parar. O grande segredo do Carbonara é envolver tudo muito bem.
A montagem é semelhante ao jeito tradicional. A gema, que de decorativa não tem nada, derrete e deixa o prato com uma suculência ainda maior.

Não tem como negar que essa é uma receita que merece ser testada em casa. E digo mais: digno de conquistar qualquer crush do momento!

9. Miojo ao molho pesto

A proposta do título pode não aparentar muito convidativa. Mas o preparo é algo surpreendente!

Molho pesto parece ser um preparo difícil de fazer em casa. Mas se tratando do bom e velho miojo, temos uma versão prática feito no processador. Para essa imersão verde você vai precisar de coentro, alho, azeite e castanha do pará. Você pode trocar o coentro por outras ervas, como a salsinha ou manjericão.

Misture essa pasta em meio ao miojo cozido e se quiser adicione tomates cerejas e abobrinha picada.

Um prato super refrescante e cheio de sabor para apreciar em um dia pós praia ou piscina. Bate aquele cansaço do sol e tudo o que você mais quer é uma comidinha leve e rápida! Vale à pena experimentar!

10. Bolinho de miojo

Esse bolinho é uma descoberta incrível! Aliás, é um petisco infalível para quando recebemos uma visita em casa de última hora. O que combina muito bem com uma cervejinha e outros drinks.

Assim como todo salgadinho, esse rende super bem. Você pode acrescentar mais embutidos se quiser ou fazer seguindo essa adaptação de salame&queijo.

É fácil de fazer, e o melhor: não dá trabalho pra fritar ou enrolar os bolinhos. Ele fica macio por dentro e crocante por fora. Sabe aquele fio de queijo na primeira mordida? Então, é impossível resistir!

Vale à pena ter essa receitinha reservada para aqueles dias que queremos um belisco diferente. Faça de sua casa o seu boteco particular!

Como o próprio nome já diz a massa instantânea é a comida oficial dos preguiçosos de plantão. Mas com essas receitas dá para impressionar e variar o cardápio por aí!

Você também tem uma receita inovadora com o miojo ou você é daqueles que coloca para cozinhar e põe o temperinho? Nos conte, porque queremos conhecer a receita de vocês!