Bolo de banana: 6 receitas práticas e cheias de sabor

O bolo é um tipo de prato que cai bem em qualquer ocasião, seja em lanches pela manhã, pela tarde ou como sobremesa em menus especiais.

Publicidade

As combinações de frutas nos dão uma alternativa leve, saborosa e saudável de sabores para criar bolos lindos e de dar água na boca.

A banana, por exemplo, ajuda tanto no sabor quanto na textura, além de poder ser usada com técnicas diferentes para dar uma aparência diferenciada e deixar os pratos mais adocicados.

Além disso, também é possível criar versões saudáveis e fit, para auxiliar na dieta e na reeducação alimentar consciente.

Outro ponto positivo dos bolos de banana é a praticidade e facilidade das receitas, que em geral são econômicas e bem rápidas de preparar.

Para te ajudar a ter sempre uma versão criativa e deliciosa de bolo de banana para preparar, separamos algumas receitas cheias de sabor para você reproduzir em casa.

Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

Receitas de Bolo de Banana

Confira a seguir 6 receitas práticas e muito saborosas de bolo de banana para servir e se deliciar:

1. Bolo de banana rápido de liquidificador

As receitas de bolo de liquidificador são ideais para quem adora praticidade, rapidez e eficiência para um preparo sem erros.

Se você quer um bolo aromatizado e com sabor de banana delicioso sem perder tempo na cozinha, pode se jogar nessa versão sem medo.

Para preparar essa receita, você precisará de ingredientes como ovos, açúcar, leite, óleo, farinha de trigo, fermento químico e bananas.

Além disso, essa versão leva uma calda caramelizada para dar ainda mais sabor e deixar o resultado final com uma cara irresistível. Para fazer a calda, você precisará apenas de água e açúcar.

Após reunir todos os ingredientes, é só seguir o passo a passo de mistura, montagem e cozimento da massa ao forno.

Em poucos minutos o seu bolo estará pronto, quentinho e com uma aparência suculenta e brilhante.

Se você quer uma versão fácil, econômica e cheia de sabor, vale a pena testar essa receita!

2. Bolo de banana caramelizado

Essa receita é bem semelhante a anterior, com ingredientes econômicos e com uma finalização caramelizada.

No entanto, essa versão leva bananas na cobertura, intensificando o sabor da fruta e dando uma aparência mais gourmet para o bolo.

Para que tudo saia perfeito, é importante conferir as medidas corretas de cada ingrediente e se atentar para o passo a passo do modo de preparo.

A montagem desse bolo é muito importante, para que as bananas caramelizadas fiquem por cima na hora de servir.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como ovos, margarina, açúcar, sal, leite, farinha de trigo e fermento.

Já a cobertura é feita de forma bem fácil e prática, apenas com açúcar e bananas.

O modo de preparo é dividido entre a massa e a cobertura, e após feitas as duas etapas, é só realizar a montagem e levar o bolo para assar.

O tempo de forno é de cerca de 30 minutos, ou seja, em pouco tempo seu bolo já estará pronto, quentinho e lindo para ser servido e devorado. Vale a pena experimentar!

3. Bolo de banana com canela

Banana com canela já é uma combinação popular e muito amada pelos brasileiros, pois esses dois sabores se equilibram e criam uma harmonização incrível para as receitas.

Essa versão de bolo de banana com canela oferece essa sensação deliciosa para o paladar, com sabores leves e suaves que combinam perfeitamente.

O preparo dessa receita é feito com o auxílio de um liquidificador, o que ajuda com que a receita fique ainda mais fácil e prática de fazer.

A fruta ainda entra de forma individual em pedaços, em camadas com a massa do bolo, agregando textura e uma explosão de sabores a cada mordida.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como açúcar, trigo, leite, ovos, margarina, baunilha, fermento, bananas em rodelas ou fatias, açúcar e canela.

Após reunir todos os ingredientes necessários, basta conferir as medidas e o passo a passo de preparo indicados na receita.

O resultado é um bolo leve, muito saboroso e ideal para qualquer ocasião. Vale a pena testar!

4. Bolo de chocolate e banana

Se você acha o sabor do bolo de banana meio sem graça ou simples demais, que tal fazer combinações mais ousadas como incluir o chocolate?

Publicidad

O chocolate combina muito facilmente com diversas frutas, e a banana é uma delas.

O doce do chocolate com o doce da banana se equilibram, criando um sabor diferente e muito agradável, sem ficar enjoativo ou pesado demais.

Além da massa super molhadinha e suculenta com os pedaços de banana macios, o bolo também leva uma cobertura de chocolate cremosa e irresistível.

Para preparar a massa, você precisará de ingredientes como farinha de trigo, cacau em pó, açúcar, fermento em pó, bicarbonato de sódio, ovos, leite morno, óleo de canola ou de girassol, gotas de chocolate e bananas maduras.

Para a deliciosa calda, serão necessários ingredientes como chocolate derretido e creme de leite sem soro.

A cobertura ficará com um aspecto de ganache, deixando seu bolo com uma aparência de dar água na boca.

Após reunir todos os ingredientes da massa, é só conferir as medidas de cada um deles e fazer o preparo como indicado no passo a passo da receita.

Você ainda pode incrementar na apresentação e decoração para deixar o bolo mais gourmet para ocasiões especiais, decorando com banana, raspas de chocolate ou outros confeitos de sua preferência.

Se você adora bolos bem úmidos e saborosos, com texturas e sabores bem presentes, vai amar essa versão, vale a pena testar!

5. Bolo de banana de caneca

As alternativas de bolo de caneca são opção ideais para a hora do lanche, onde você quer fazer algo rápido e prático, em porções individuais.

Com isso, você evita gastar muito tempo na cozinha, com processos mais complicados e evitando o desperdício de fazer um volume muito grande de receita.

A facilidade dessa receita vai desde o preparo até a degustação, que é bem prática e sem bagunça.

Além disso, você pode incrementar e criar diversas versões desse bolo de caneca, adicionando caldas, confeitos ou acompanhamentos.

Esse bolo fica super molhadinho e suculento, com um sabor intenso da fruta que combina bem com vários outros ingredientes.

Você pode colocar uma calda de caramelo, castanhas ou canela para polvilhar, ou até mesmo servir com sorvete em forma de Petit gateou.

A sua criatividade e imaginação é que vão comandar o resultado final.

Você ainda pode fazer para servir de uma forma diferente e surpreender as visitas ou os convidados com uma alternativa de lanche ou sobremesa incrível.

Para preparar esse bolo, você precisará de ingredientes como ovo, leite, óleo, bananas nanicas maduras, açúcar, farinha de trigo e fermento em pó.

Além disso, a receita indica uma cobertura feita com açúcar mascavo, canela, banana fatiada e banana amassada.

Você ainda pode conferir dicas para quem gosta ou quer um bolo mais sequinho e macio, ou para deixa-lo mais molhadinho e suculento.

Após reunir os ingredientes e conferir as medidas, é só acompanhar passo a passo do modo de preparo e reproduzir tudo atentamente.

O resultado é um bolo rápido, delicioso, com texturas incríveis e muita praticidade, vale a pena testar!

6. Bolo de banana low carb

Procurando por uma receita saudável e amiga da sua dieta para a hora do lanche ou sobremesa? Então essa versão de bolo de banana low carb é ideal para você!

Para preparar esse bolo levinho e cheio de sabor, você precisará de ingredientes como adoçante culinário, farinha de linhaça, manteiga ghee, bananas maduras, ovos, fermento em pó e cacau em pó.

Após reunir todos os ingredientes, confira as medidas corretamente e o passo a passo indicado no modo de preparo.

A mistura desse bolo é feita com o auxílio do liquidificador, o que deixa tudo mais rápido e fácil para reproduzir em casa.

Em cerca de 35 minutos o seu bolo low carb de banana já estará pronto, quentinho e saudável para deixar sua dieta ainda mais especial. Vale a pena experimentar!

Se você gostou dessas receitas, não deixe de testá-las e voltar aqui nos comentários para nos contar os seus resultados e experiências.

Conhece alguma versão de bolo de banana que não foi listada mas que você já testou e deu super certo? Compartilhe com a gente nos comentários também!

E não se esqueça de compartilhar essas receitas com seus amigos e familiares em suas redes sociais!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed