Canja de galinha: 7 receitas saborosas e nutritivas

Saborosa, nutritiva e fácil de preparar, a canja de galinha é um prato super versátil perfeito para dar aquela esquentadinha nos dias mais frios.

Publicidade

Essa receita típica das mães e avós é geralmente utilizada como sinônimo de nutrição e fortalecimento para quando estamos gripados ou doentes.

E isso não é só tradição ou lenda, a receita já foi comprovada cientificamente em seus benefícios contra gripes e resfriados!

Ou seja, você tem a opção de provar algo delicioso e prático e ainda aproveitar todos os nutrientes e benefícios que esse prato pode trazer para sua saúde.

Além dos efeitos positivos advindos da carne de galinha, os legumes e outros ingredientes utilizados potencializam ainda mais as vantagens da canja.

Para te ajudar a sempre inovar nas receitas, separamos algumas versões deliciosas para você fazer em casa, seja para driblar o frio ou para dar um up no ânimo e na saúde.

Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

Receitas de Canja de Galinha

Confira a seguir 7 receitas práticas e muito saborosas de canja de galinha para servir e se deliciar:

1. Canja de galinha da Palmirinha

Essa receita tem aquele cheirinho de comida de avó que a gente tanto ama, com combinações bem levinhas e equilibradas.

A textura dessa canja é bem cremosa e os sabores são maravilhosos. Além disso, a receita utiliza a coxinha da asa para preparar o prato.

A canja de galinha é preparada com o auxílio de uma panela de pressão, que ajuda a fixar os sabores e a deixar o cozimento bem mais rápido.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como coxa de asa de galinha, cebola, alho, cenoura, calda de galinha, arroz, salsinha a gosto, óleo e água fervente.

Após reunir os ingredientes, confira atentamente as medidas de cada um deles e ajuste de acordo com o rendimento que você deseja.

Feito isso, siga corretamente o passo a passo indicado no modo de preparo para mistura e cozimento.

O tempo de preparo após a mistura pegar pressão é de cerca de 20 minutos. Ou seja, em poucos minutos sua canja já estará prontinha para ser servida!

O resultado é um prato delicioso, saboroso, leve e bem equilibrado. Você ainda pode decorar com ervas ou outros ingredientes de sua preferência. Sirva quente e aproveite para se deliciar!

2. Canja de galinha completa

Essa receita traz uma versão bem completa, com temperos deliciosos e ingredientes que se equilibram perfeitamente.

Para enriquecer a textura e o sabor e facilitar na hora do preparo, a receita utiliza o peito de galinha.

A receita também leva batatas e outros legumes que agregam sabor e textura ao prato, além de deixar o resultado final mais colorido e atrativo.

Para preparar essa versão de canja, você precisará de ingredientes como peite de frango, óleo, cebola picada, talo de salsão, tomates sem pele e sem sementes, caldo de galinha, cenouras picadas, batatas picadinhas, arroz lavado e escorrido e salsa picada.

Após reunir todos os itens, confira as medidas e o rendimento que você deseja para sua receita.

O preparo é feito em panela normal, sem ser na pressão, mas o cozimento é super rápido e prático.

Siga atentamente o passo a passo indicado no modo de preparo, em cerca de 30 minutos sua canja de galinha já estará prontinha!

Uma dica interessante dessa receita é a possibilidade de congelar a mistura para esquentar e se deliciar quando quiser.

Essa tática é ideal para quem tem um almoço corrido e gosta de deixar tudo preparado no dia anterior.

O resultado é uma canja bem completa, com sabores e textura super agradáveis. Vale a pena testar e experimentar!

3. Canja de galinha low carb

Ter opções de receitas low carb é sempre muito útil, seja para quem está de dieta ou para quem trabalha com marmitas ou venda de refeições.

O low carb visa baixar a ingestão de carboidratos, para equilibrar a dieta e ter benefícios como o emagrecimento.

E nada melhor do que ter alternativas deliciosas de refeições para inovar e provar sempre algo diferente.

Essa é a proposta dessa canja de galinha low carb, ideal para fazer, servir e se deliciar nos dias mais frios ou comer algo mais leve e equilibrado.

Para preparar essa versão, você precisará de ingredientes como frango desfiado ou em cubinhos, cenouras cortadas em cubos, alho amassado, couve flor, água, salsinha picada, sal e pimenta do reino a gosto.

Publicidad

Nessa opção, a couve flor substituirá o arroz, doando textura e sabor para o prato, além de uma aparência bem semelhante as receitas tradicionais.

No entanto, se você não se importar tanto com as calorias e não abre mão do arroz, pode trocar o vegetal por arroz integral. Mas atenção, a receita ficará um pouco mais calórica!

Após reunir os ingredientes e separar cada um de acordo com as medidas necessárias, é só avançar para o passo a passo indicado no modo de preparo.

O cozimento é bem rápido e bem fácil de ser feito, mesmo por quem não tem experiência ou não quer perder muito tempo na cozinha.

O resultado é uma canja nutritiva, levinha e perfeita para quem não quer sair da dieta. Vale a pena experimentar!

4. Canja Especial

Que tal preparar uma versão surpreendente de canja gourmet super saborosa e com uma aparência de dar água na boca?

Essa receita é ideal para quem precisa de algo especial para servir, principalmente quando o clima está mais frio.

Servir essa versão te trará muitos elogios e demonstrará suas habilidades culinárias, de uma forma bem fácil de preparar.

Os ingredientes que você precisará para fazer esse prato são filé de peito congelado soltinho perdigão, ervilha fresca, água, caldo de galinha, cebola picada, alho, margarina, arroz cru, creme de leite, queijo ralado e sal.

Você também pode adicionar outros temperos e ervas ou ingredientes para decorar, como champignons.

Além disso, a receita também sugere que você sirva a canja junto com fatias de pão francês ou italiano regadas com azeite e douradas ao forno.

O resultado é uma canja de galinha super sofisticada e com sabores incríveis, além de uma apresentação linda e elegante. Vale a pena testar e servir em momentos especiais!

5. Canja de galinha especial com coxa e sobrecoxa

Essa outra alternativa de canja especial é feita com coxas e sobrecoxas, que são cortes mais acessíveis e baratos que compensarão a quantidade maior de itens utilizados.

A receita é bem completa e leva muitos legumes, que enriquecem o valor nutritivo e adicionam sabor e textura para a canja.

Além disso, vários temperos são utilizados para equilibrar bem os sabores e criar uma harmonia perfeita entre eles.

Para preparar essa delícia, você precisará de ingredientes como coxas e sobrecoxas, peito de frango, caldo de galinha, azeite, alho picado, cebola, alho poró, couve picada, salsa, cebolinha, curry, tempero arisco, noz moscada e sal.

Além disso, você também precisará de legumes como mandioquinha cortada em cubos, tomates sem casca picados, cenoura em cubos, batatas em cubos e chuchu em cubos.

E para completar, você precisará de arroz lavado e escorrido e água fervente.

Após reunir todos esses ingredientes e conferir atentamente as medidas para cada um deles, siga para o passo a passo indicado no modo de preparo.

Apesar da grande quantidade de ingredientes, o preparo é super rápido e simples, em cerca de 40 minutos sua canja já estará prontinha para ser devorada!

O resultado é um prato leve, equilibrado e com sabores deliciosos, além de uma textura cremosa e muito agradável. Vale a pena testar!

6. Canja de galinha com batata doce e inhame

A batata doce e o inhame são ingredientes muito nutritivos e ótimos para a saúde, que deixarão sua receita de canja ainda mais saborosa e benéfica!

O legal da canja de galinha é que ela possibilita diversas combinações com ingredientes incríveis, aumentando o valor nutritivo e aumentando as possibilidades de harmonizações em um mesmo prato.

Essa versão tem uma textura cremosa por causa dos legumes utilizados, além de sabores diferentes e surpreendentes, como o da batata doce.

Para preparar essa receita, você precisará de ingredientes como peito de frango cortado em cubos, linguiça calabresa, cenoura, batata doce, batata inglesa, abóbora e inhame em cubos e molho de tomate.

Além disso, você também precisará de arroz cozido e temperos como alho, cebola e sal.

Essa receita utiliza uma segunda carne além do frango, que é a linguiça calabresa. Esse ingrediente adiciona muito sabor e deixa a canja um pouco mais forte.

Por isso, confira atentamente as medidas indicadas de cada um dos itens e experimente o sal durante o preparo para não errar por falta ou excesso.

É só seguir corretamente o passo a passo indicado no modo de preparo e sua receita ficará pronta em poucos minutos!

O resultado é um prato saboroso, suculento e com uma aparência de dar água na boca. Vale a pena experimentar!

7. Canja de galinha de micro-ondas

Imagine poder se deliciar com um prato de canja de galinha super prático e rápido de preparar?

Essa alternativa é perfeita para aqueles dias que não temos vontade de sair de debaixo das cobertas ou que queremos uma alternativa fácil de micro-ondas para fazer.

Mesmo sendo rápida e simples, a receita mantém todo o seu sabor caraterístico. Quando seu aparelho apitar o cheirinho despertará ainda mais sua fome!

Para preparar essa versão, você precisará de ingredientes como caldo de galinha, tomate sem pele e sem semente, peito de frango em cubos, salsão, cebola, óleo, salsa, cenouras e batatas picadas.

Além disso, você precisará também de arroz lavado e escorrido.

O preparo é todo feito no micro-ondas, porém, é dividido em etapas. Por isso, siga corretamente as orientações do passo a passo e se atente para as medidas de cada ingrediente.

Você ainda pode adaptar as medidas de acordo com o rendimento que você deseja, seja para porção individual ou para a família.

O resultado é uma canja deliciosa, bem temperadinha, com texturas agradáveis e um preparo super fácil e rápido. Vale a pena testar!

Se você gostou dessas receitas, não deixe de testá-las e voltar aqui nos comentários para nos contar os seus resultados e experiências.

Conhece alguma versão de canja de galinha que não foi listada mas que você já testou e deu super certo? Compartilhe com a gente nos comentários também!

E não se esqueça de compartilhar essas receitas com seus amigos e familiares em suas redes sociais!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed