Palha Italiana: 10 receitas para deixar esse doce diferentão!

Pára tudo! Um doce que é feito à base de brigadeiro não precisa de dúvidas e nem cara feia por aqui, não é verdade? Por isso, a palha italiana é a queridinha dos formigueiros de plantão. Ela é fácil de fazer, fácil de comer e ótimo para quem deseja ganhar uma renda extra.

Sua base é simples: um creme de brigadeiro com o seu sabor favorito misturado com a sua bolacha predileta. É uma receita que possui um preparo tradicional e que muitos devem conhecer. Mas pode ser totalmente variada de acordo com o seu gosto e sua criatividade do dia. Afinal, se existe mil sabores de brigadeiro, porque não inventar para a palha italiana?

Publicidade

E não vale só para os quadradinhos açucarados não! Ela pode inspirar sobremesas incríveis para um almoço de família ou até para comer de colher. Você não pode perder na-di-nha dessas dicas! Só segure a saliva para não babar por cada deslize desse cardápio:

1. Palha italiana de leite ninho

Se tem um ingrediente com presença carimbada em muitas sobremesas por aí é o leite em pó. Ele faz do leite condensado uma palha italiana pra lá de diferentona, que foge totalmente da original.

Para fazer esses quadradinhos deliciosos é só preparar um brigadeiro tradicional trocando o chocolate em pó pelo leite ninho. A textura que fica puxa puxa é quebrada totalmente com uma dose pequena de creme de leite. Esse ajuda a dar cremosidade na hora de misturar com os biscoitos.

Os biscoitos também é outro ponto que chama a atenção. O ideal é que eles sejam quebrados com as mãos. Dessa forma, ficam aqueles pedaçudos crocantes pra sentir na mordida, entende?

No refratário ajeite bem a mistura para que não fique nenhuma bolha de ar internamente. Depois é só levar à geladeira ou freezer e empanar no leite ninho.

A magia do doce é exatamente o contraste entre a maciez do brigadeiro com o crocante da maizena, equilibra perfeitamente o sabor e a textura!

2. Palha italiana de Oreo

Quer ficar com mais água na boca?! Sente essa tortura agora feita com o Oreo. Isso mesmo! A substituição do biscoito maizena por esse de “chocolate” é totalmente bem vindo nessa receita.

O preparo é um pouco diferente. O brigadeiro é feito junto com os biscoitos na panela, ou seja, o recheio derrete e fica uma cor mesclada surpreendente. Os pedaços ficam um pouco mais murchos, mas no fundo ainda dá para senti-los na boca.

Fique livre para fazer do formato que quiser. A palha italiana original é quadrada, mas você pode utilizar os moldes mais fofos para inovar na apresentação. Já imaginou presentear o companheiro com corações de Oreo?

Para deixar ainda mais bonito faça uma farofinha do biscoito bem fininha para passar em sua palha italiana. Esse toque final faz toda a diferença e reforça ainda mais o sabor do doce.

3. Palha italiana gourmet

Sabe aquela palha italiana com sabor refinado e ótimo para vender? É essa daqui! O toque especial de creme de avelã deixa o doce ainda mais gostoso e diferencia dos clássicos que encontramos em qualquer padaria.

Para fazer a palha italiana de Nutella você vai seguir os ingredientes básicos e ainda vai acrescentar a essência de avelã. Ele ajuda a levantar o gosto, já que o creme vai muito pouco na receita. O chocolate em pó é outro que ajuda a realçar a cor, deixando a aparência muito mais bonita.

Os biscoitos tem uma padrão diferente. Ele deve ser cortado em três partes para que fique uniforme na mistura com o brigadeiro. Afinal, esse é um faça e venda de qualidade e a intenção é manter todos os quadradinhos com proporções iguais.

Outra parte muito importante é forrar sua assadeira com um papel manteiga. Fica mais fácil de cortar e de retirar as dezesseis unidades que a receita rende.

Fique livre para embalar assim mesmo ou em pedaços menores. Mas lembre de manter sempre o mesmo tamanho e utilizar até as rebarbas, se for o caso.

E creme de avelã combina com o quê? Mergulhe no leite em pó e deixe esse duo arrasar nas suas vendas!

4. Palha italiana de fudge

Essa versão é uma variação da tradicional palha italiana feita com brigadeiro. O melhor de tudo é que o fudge é mais fácil de fazer, pois ele não vai ao fogo, já que o chocolate em barra pode ser derretido no microondas.

Como o fudge é um doce que vai somente o chocolate puro a sua consistência, consequentemente, é mais seca. Mas não deixe de ser deliciosa! É ideal para dar uma cara nova naquela barra que está na despensa, sabe?

A ideia de dar o acabamento com a mistura de chocolate e leite em pó é maravilhosa. Você pode utilizar essa técnica aqui e também nas outros preparos.

Se você gosta de palha italiana e é fã de chocolate, vale muito a pena experimentar essa receita!

5. Torta de palha italiana

Esse é um doce que também podemos chamar de bolo palha italiana. Já que é feito em camadas e tem uma formato idêntico de um bolo. Vale como sobremesa de final de semana, cantar um “Parabéns” ou devorar com alguém especial!

O preparo tem alguns detalhes diferentes, assim como a montagem tem um cuidado maior.

Essa não é só uma receita de um brigadeiro tradicional. É um creme de brigadeiro que conta com o creme de leite e a gelatina incolor. Esses ajudam a segurar a torta, deixando-a muito mais firme e estruturada como deve ser.

Sabe o que deixa a sobremesa com cara de almoço de domingo? É o mix açucarado de castanhas do pará e pistache. Além de garantir mais crocância dão um sabor discreto quando achamos um ou outro grão perdido em meio as garfadas.

Você pode abrir mão desse adicional ou substituir por outras amêndoas. O importante é não deixar de fazer esse mimo para você, seu namorado, sua amiga ou sua família!

6. Palha italiana simples

Para quem é louco por esse doce, mas sem muito fru-fru, essa é a palha italiana feita para você. Como o nome já diz, aqui o preparo é rápido e não tem segredo!

Leite condensado, chocolate meio amargo picado e manteiga na panela até virar brigadeiro. Você pode utilizar o achocolatado ou o chocolate em pó para facilitar o trabalho de cortar os pedaços da barra.

E uma palha italiana merece um chuva de biscoitos. Esses podem ser quebrados de uma forma mais rústica, sem padrão de tamanho ou formato. Misture bem e despeje na forma untada.

Ele geladinho e com uma faca aquecida ajudam bastante a cortar corretamente o doce. Não fica aquele grude nas mãos e nem na superfície da faca, entende?

Para deixar o preparo mais simples é só polvilhar com aquele açúcar que você toma com seu cafezinho e está pronto para devorar. Também fica muito charmoso com o coco rolado seco, os pedacinhos são torturantes.

Publicidade

Se você for colocar para vender lembre de acrescentar a glucose de milho em seu brigadeiro. A durabilidade de três dias passa para sete dias, desde que fique armazenado em um lugar fresco fora da geladeira.

7. Palha italiana na travessa

Essa é uma forma simplificada da torta de palha italiana. Afinal, doce na travessa não pode faltar e é sucesso em qualquer lugar. Até mesmo para comer de colher no sofá ou para servir em uma reunião informal com seus amigos.

O preparo do brigadeiro não foge do que estamos acostumados. Faça a sua receita que mais te agrada ou siga as recomendações dessa daqui utilizando gotas de chocolate ao leite.

Um truque muito comum quando se monta uma sobremesa na travessa, como pavês, é mergulhar a bolacha em um líquido aromatizado. Você pode escolher entre o conhaque ou o rum. Esses deixam um leve trufado no sabor final.

Agora é só montar em camadas e levar para geladeira. Se não aguentar, leve ao freezer mesmo e devore sem culpa!

8. Brigadeiro de palha italiana

Já pensou oferecer esse doce em formato de brigadeiro enrolado? As crianças vão pirar e os adultos vão achar super diferente!

O ponto de docinho é mais rápido que o brigadeiro tradicional, pois os biscoitos ajudam a dar mais firmeza. Mas não deixe de colocar a mistura na geladeira, pois quanto mais gelado é melhor para continuar o processo.

Os pedaços de maizena também não devem ser muito grandes. Isso dificulta na hora de enrolar e porcionar as bolinhas igualmente.
Mergulhe no granulado, no açúcar de confeiteiro ou no leite em pó. A três opções ficam gostosas alterando apenas o visual.

Que tal adicionar esse novo sabor no seu cardápio de docinhos?

9. Palha italiana branca

Cansou da palha italiana de chocolate? Temos a opção palha italiana de limão! O encontro da acidez da fruta com o leite condensado lembra o sabor de uma torta de limão. Irresistível, não é mesmo?

Publicidade

O melhor de tudo é o brigadeiro aromatizado com o suco e as raspas. Fica tão gostoso que a vontade é comer de colher mesmo. Mas aqui ele vira palha italiana com bastante pedaços de biscoito.

Faça o processo padrão de esfriamento e montagem e sirva como quiser: em embalagens de plástico ou em uma travessa para comer na hora.

10 . Palha italiana vegana

Os veganos também tem a sua vez por aqui! Essa é uma receita particularmente diferente, pois o leite condensado vira um creme de castanhas com açúcar demerara pra lá de saboroso.

Assim como as castanhas são substituíveis por amendoim crú, todo o restante da receita segue livre para outras alternativas. O biscoito, por exemplo, é facilmente trocado por marcas que não tem nenhuma origem animal. Existem diversos tipos que são facilmente encontrado em qualquer mercado por aí. É só ficar ligado na descrição que tem uma lista interessante sobre isso.

O chocolate ao leite também tem uma especificação para esse preparo vegano. Você pode utilizar ele em barra, cacau em pó, alfarroba e tudo mais.

O processo é exatamente igual aos outros. Mexer bem até ponto de brigadeiro e deixar esfriar para que os biscoitos não murchem em contato com o calor.

O empanamento pode ser feito com o leite de coco em pó, o restinho do cacau em pó ou até ele puro sem nada. Fica delicioso de qualquer jeito o que altera é a intensidade do doce.

Maravilhoso, não é mesmo? Se você segue esse estilo de vida não deixe de preparar esse famoso doce para aqueles dias que a gente quer comer uma coisa diferente.

A combinação de brigadeiro com qualquer bolacha, não só a maisena, é sensacional! Hoje em dia podemos encontrar opções diferentes dela com sabor chocolate, leite, café e até recheada. Vale inovar para qualquer desses preparos e ter um toque diferenciado da receita original.

Enfim, a palha italiana rende bem e não rouba o posto do brigadeiro! Mas variar é sempre bom, nem que seja com essa iguaria brasileira, certo?

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed