Receitas com batata: as 12 mais gostosas e práticas

O slogan “crocantes por fora e suculentas por dentro” é uma definição clássica para as deliciosas batatas fritas. Mas não é só de friturinhas que a gente vive, e nem elas.

Publicidade

A batata é um tubérculo que vai bem com tudo, até deveriam criar um laboratório especialmente para ela. Já que o seu sabor suave e textura aveludada harmoniza desde um escondidinho até em um simples pão de batata. Enfim, são tantas misturas que dá para explorar à vontade!

Além disso, é um ingrediente fácil de manusear. Não necessita de muitos truques ou uma higienização pesada. Lavou e está prontíssima para entrar em ação. Maravilho, não?

Quer acompanhar as aventuras gastronômicas que você pode fazer com elas? Então, fique por aqui!

1. Purê de batata

Preparar um purê de batata não exige muitos conhecimentos culinários. E apesar de simples, aqui, vai uma receitinha bem diferente com truques de chef que você não pode ficar de fora.

A primeira dica é cozinhar as batatas em um caldo perfumado com alho, tomilho, louro e leite. Dessa forma, as batatas ficam com um leve sabor desse mix, deixando um frescor que não sabemos de onde vem. Apenas quem conhece esse truque percebe.

Outro detalhe importante é os utensílios utilizados, porque para obter um purê de qualidade é preciso de um amassador à sua altura. Com isso, evite o tal do processador e liquidificador em receitas desse tipo, já que eles pegam o amido deixando o creme elástico e borrachudo.

Nesse momento não se esqueça de mantê-las quentes, pois até o final ela deve ser permanecer assim.

E por último, o melhor: creme de leite, manteiga a gosto e um toque de sal!

Pense em um purê bom, saboroso e ultra cremoso, desses ainda que perfumam a casa! Uma receita clássica, para acompanhar qualquer proteína ou quando bater vontade de comer essa gostosura.

2. Batata recheada

Quando você viu esse título, provavelmente, pensou na tradicional batata assada recheada de strogonoff, não é mesmo? Mas essa daqui é uma versão criativa realizada tudo em uma única frigideira.

Você precisa apenas montar corretamente e pronto!

Por isso, se atente nas etapas de montagem para que tudo não se transforme em um desastre.

Para fazer essa beldade de batatas, utilize o restinho do purê da receita anterior (pode ser um mais simples também) e se quiser acrescente uma salsinha para dar mais vivacidade.

O recheio é aquele simples “o que tem na geladeira”. Na receita foi utilizado queijo, presunto e requeijão.

Esse prato é perfeito para quem está em um dia corrido, mas que não dispensa uma boa comida para jantar. Certamente essa batata recheada estará no seu top of mind de refeições rápidas e práticas!

3. Batata gratinada

Se a sua vontade é devorar a batata de uma forma cremosa, gostosa e interessante. Nada melhor que o famoso gratinado, certo? Apesar da frita também ser tudo isso, vamos combinar que qualquer coisa com molho branco fica incrível.

O toque especial fica por conta do molho, que nesse conta com um leite aromatizado com cogumelo funghi, anis estrelado, alho, cardamomo, noz moscada, ervas frescas, pimenta do reino e sal. Deixe em fogo baixo, para que essa saborização acontece lentamente. 

Enquanto isso, corte as batatas Asterix (a mais rosinha e com mais amido) em rodelas finas. Você pode fazer em faca ou com o uso do mandolim.

Capriche no queijo e manda a ver em seu forno!

Se não quiser ou gostar dos condimentos da receita, usem e abusem de outros que sejam harmônico ao seu paladar. No mais façam essa receita, que é simples e tudo de bom!

4. Nhoque de batata

O nhoque é a massa caseira mais simples que existe, porque aprendendo a sua base você fica livre para testar outros sabores.

E a escolha da vez foi a batata asterix por conter mais amido que as outras, e consequentemente, a mais firme e seca. Sendo assim, não há necessidade de tanta farinha, deixando o nhoque mais leve.

Para cozinhar as batatas existem duas opções: em água salgada com a casca (para não deixá-la muito ensopada) ou levá-la ao forno, que é prático e fica mais sequinha por não estar em contato com a água.

Se for fazer no forno, pode colocar envolta no papel alumínio em uma assadeira e depois amasse também com a casca. Assim, não há problema em descuidar e acabar deixando ela torradinha demais.

Feito isso, incorpore a farinha aos poucos no purê até obter uma pasta homogênea. O ponto é quando a massa não gruda mais nas mãos. Depois de pronto, é só cortar com o tamanho que preferir e levar em água fervente.

Finalize com um molho de sua preferência ou frite levemente os nhoques em uma manteiga de ervas.

E agora sim, podemos concluir que esse nhoque segue o conceito “crocantes por fora e suculentas por dentro”. Faça em casa e teste essa maravilha!

5. Batata rosti

A famosa receita das batatas raladas em uma versão fast food: pizza de batata rosti.

Isso mesmo! E ainda preparada em 20 minutos, então, se você está sem tempo aqui é a opção certeira para matar a sua fome em instantes.

Para essa receita você vai precisar de: queijo gorgonzola, queijo meia cura, mussarela, tomates, batatas, sal e pimenta a gosto.

A etapa mais importante é o preparo das batatas, que devem ser raladas sobre um pano, para tirar toda a água do vegetal. Assim, é possível garantir aqueles tostadinhos saborosos que pegam com o fundo da frigideira.

Publicidad

A montagem é simples, e os queijos entram para rechear essa “base de pizza”. Que por sinal fica irresistível essa explosão em meio a tantas batatas.

A finalização fica a seu critério, na receita o escolhido da vez foi a clássica marguerita.

Ficou com vontade? Memorizou as etapas da receita? Já pra cozinha!

6. Batata saute

Entre tantos acompanhamentos do universo da comida, as batatas salteadas são as que harmonizam com quase todos os pratos. E nessa situação, até em um belo prato de massa é bem vindo!

Com um preparo bem conhecido, essa receita conta um segredinho super especial.

O tablete de caldo de bacon entra para cozinhar as batatas, deixando aquele suave aroma em seu interior.

Claro, que você pode escolher um outro sabor. Mas vamos combinar que bacon combina muito bem com a proposta, não é mesmo?

A próxima vez que arriscar nas batatas saute lembre dessa dica e arrase nessa versão “de bacon é vida”!

7. Pão de batata

Quem acredita que com as batatas dá para fazer um delicioso pão caseiro?! Daqueles bem fofinhos e redondinhos.

Na realidade elas entram em forma de purê dando mais maciez ao seu lanchinho. E o segredo é utilizar a batata doce cozida e amassada, dando aquele reforço de açúcar na receita.

Os ingredientes da receita são: batata doce, farinha de trigo, leite, fermento biológico seco, açúcar, manteiga, ovos e sal.

Como dá para observar os ingredientes são semelhantes a de qualquer pão, assim como seu modo de preparo segue do mesmo jeito. Adicione os ingredientes aos poucos e sove bastante até ficar bem liso e uniforme.

Enrole em formatos de bolinhas pequenas e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. E a dica especial é que se sobrar alguns pãezinhos ele pode ser congelado facilmente. E para descongelar é só borrifar água sobre ele e levar novamente ao forno.

Agora é só chamar todo mundo e fazer um delicioso sanduíche com seu pão artesanal!

8. Carne de panela com batata

Esse é o prato clássico do dia a dia de qualquer brasileiro, a deliciosa e velha: carne de panela. E olha que essa daqui, tem um aroma especial de ervas e vinho tinto.

A técnica do Bouquet Garni, que nada mais é que um saquinho de ervas, ajuda a levantar o sabor do molho. Para isso siga as instruções da receita e anote aqui os ingredientes: tomilho, alecrim, talos de salsinha, aparas de legumes, alho e grãos de pimenta do reino. Imaginou perfume dessa maravilha? Você pode utilizar aqui e em outras receitas que achar necessário, fica aqui um segredinho de chefe.

Para uma boa carne de pressão o ideal é que ela seja mais firme, devido a seu cozimento longo. Afinal não queremos que se transforme em um ragu. Então opte por acém, coxão mole ou patinho.

Antes de começar a refogar a carne, mergulhe em um pouco de farinha de mandioca, que ajuda a espessar o seu caldo.

Leve na pressão e no final adicione as batatas, que devem passar por um cozimento em fogo normal, a fim de mantê-las no ponto correto. Elas também proporcionam um engrossamento maior do caldo por causa do seu amido.

Para dar uma vivacidade, finalize com extrato de tomate e manda a ver nessa gostosura com gostinho de vó!

9. Lasanha de batata

Dizem que a lasanha é um prato familiar, que chega na mesa e conquista de primeira, sem precisa provar.

Agora, imaginem uma lasanha feito com camadas de batata?! Podemos dizer que é uma perdição na culinária.

Nessa receita a substituição da tradicional massa de lasanha é feita por rodelas finas de batatas. E não precisa se preocupar em deixa-las muito finas, porque o próprio molho faz o papel de cozinha-las.

A montagem é a regra clássica: uma camada aqui, outra ali, mais uma cama de presunto, outra de queijo no final e um pouco de molho. Independentemente da ordem não tem como ficar ruim, tampouco, saborosa.

Ficou curioso para saber o resultado? Experimente fazer em sua casa!

10. Sopa de batata

Qualquer prato que envolve comida bem quentinha já nos trás a sensação de aconchego. Se tratando de sopa, então é o combo carinho + cafuné!

Que tal aprender um saboroso creme de batata feito em pouquíssimos minutos?

Inicie com um refogado de cebolas e alho poro. Quando sentir que estiver pegando no fundo da panela, adicione o caldo de legumes e as batatas em cubos.

Espere cozinhar até que as batatas estejam macias e o caldo bem marcante.

E o truque final é bater todo essa mistura no liquidificador acertando no sal e a pimenta do reino.

Como a batata possui bastante amido é desnecessário o uso de outros ingredientes para engrossar. O próprio tubérculo permite uma cremosidade só!

Se é pra correr para debaixo do cobertor e no sofá de casa que seja bem acompanhada. Mas de um delicioso creme de batata!

11. Frango com batata

Quando se trata de um prato 2 em 1 os olhos já brilham só de ler. Um carboidrato de qualidade e uma proteína que todo mundo gosta não poderia resultar em um belo almoço em família.

A receita segue a linha semelhante a da lasanha, porém mais simplificada e com menos ingredientes.

Você vai precisar de um delicioso molho branco feito com manteiga, farinha e leite. E também de um recheio caprichado de frango desfiado composto de cebola, alho e passata de tomate.

Siga as instruções da montagem, lembrando que as batatas devem estar cozidas e uma sobre a outra como uma escama.

Enfim, uma torta de batata com frango gratinado não pega nada mal para um almoço de final de semana!

12. Tortilla de batata

E a tradicional receita espanhola, que por sinal só leva batatas, não poderia falta por aqui. Essa é uma outra versão de torta com um preparo totalmente diferente da anterior.

A receita é realizada em duas etapas e o resultado é de surpreender com o seu potencial de cozinheiro do dia. Onde a imagem de expectativa e realidade é exatamente como planejado, ou seja, bem satisfatório!

Primeiro, frite as batatas al dentes e a cebola até dourarem. E com um mistura simples de ovos e creme de leite é possível mergulhar nessa fritada deixando por alguns minutos em fogo médio.

O desfecho é uma torta suculenta, alta e de sabor internacional. Não espere muito para fazer em casa, porque elogios vão ter de sobra!

E a nossa série de batatas termina por aqui. Esperamos que aí role muitas temporadas com um final feliz, daqueles de pedir bis! Só não esqueça de compartilhar a sua aventura com elas e mandar outras dicas pra gente.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed