Receitas com brócolis: 8 pratos saborosos com o protagonista da vez

Digam lá se o brócolis não é o vegetal mais lindo? Com seu caule forte e o topo robusto, e quando separadas, são pequeninas e redondinhas!

Publicidade

Sem contar no contraste de cores que ele pode oferecer para a comida, substituindo muitas vezes um temperinho verde que está em falta em sua casa. Afinal, quem nunca se virou nos 30 dentro de uma cozinha?

De todas essas características também podemos citar os dois tipos de brócolis que encontramos por aí: o americano e o ninja. O primeiro é comprido, com folhas e talos comestíveis. E o segundo possui mais folhetes, ideal para molhos ou triturados no prato. Apesar de possuírem texturas diferentes cada pessoa tem uma preferência, seja por um ou por outro, o que nas receitas não afetam muito. Então fique livre para escolher o seu e sem desculpas!

Agora, imagine ele como protagonista de um belo prato. Acredite, pois ele é capaz! Descobrimos receitas sedutoras, cheias de sabor, ricas em nutrientes, saudáveis e ainda por cima utilizando produtos básicos do nosso dia a dia.

E para aqueles que o ignoram na feira, mal sabem do potencial que ele tem. E esse segredinho, vamos compartilhar agora!

1. Arroz com brócolis

Se você pensou: “esse é clássico”. Essa versão tem muito para te surpreender!

Principalmente para quem não gosta de brócolis , ele fica tão desfiadinho que mal sentimos a verdadeira textura rugosa que ele possui.

Nessa receita é indispensável o uso do brócolis americano, já que as folhas servirão como base para o seu líquido de cozimento.

E não se engane com a cor, pois com o decorrer do preparo o próprio grão irá chupar sem deixar nenhum vestígio do caldo.

Para os adeptos da alimentação saudável pode incluir esse mesmo procedimento para ter um arroz integral com brócolis.

Ficou curioso? Então aposte nesse novo arroz na sua casa e vão ter uma agradável surpresa. Levando em conta da refeição leve e nutritiva que estará oferecendo!

2. Macarrão com brócolis

Com um molho de arrancar suspiros feito de amendoim e um confitado de brócolis, nada melhor que uma deliciosa massa.

Você pode escolher a sua favorita que seja de grano duro para utilizarmos a água do cozimento que vai ser o xis dessa receita. Nem todos sabem, mas esse caldo é rico em amido deixando qualquer massa mais cremosa e com todos os complementos aderidos na mistura.

Já esse molho tem um sabor à parte que conta com pasta e farofa de amendoim, limão e shoyu (molho de soja). A gente garante que fica muito gostoso!

O brócolis entra para dar força ao prato. O seu tempero de azeite, alho e pimenta destacam o protagonista da receita.

Nem dá para acreditar que essa é uma comidinha feita em casa e com ingredientes acessíveis. Coloque esse verde à mesa e sirvam-se dele com gosto!

3. Brócolis gratinado

Uma forma deliciosa de saborea-las é gratinadas no forno. E a fórmula simples de “brócolis, requeijão, mussarella, forno e mais um pouco de queijo”, tornam-se prazerosa ao paladar.

Em vez de molho branco, usa-se o requeijão para facilitar as etapas da receita. Mas caso queira um brócolis ao molho branco é só seguir as técnicas de preparo do bechamel e mandar bala para o forno.

Experimentem, fica ótimo e super suculento! Afinal, comidinhas de forno são quentes, cremosas e de conforto.

4. Torta de brócolis

Mais que uma torta, podemos dizer que essa receita lembra uma quiche de brócolis. E quando se tem essa mistura, a gente sabe que o resultado não é de se jogar fora.

E não pense que o recheio é apenas aquele brócolis refogado e pronto. A combinação com os cogumelos frescos e as cebolas deixam as texturas ainda mais agradáveis, que você não sabe se prefere a crocancia do brócolis, o estraladinho da cebola ou a suculência dos shitakes.

Além desse gostinho especial no paladar, temos uma base pra lá de cremosa que envolve os vegetais por completo. Uma mistura básica de creme de leite, ovo e queijo parmesão permite a camada farta de recheio.
Uma fatia quentinha, com o verdinho do brócolis se destacando, não dá para resistir!

5. Creme de brócolis

Uma sopa de brócolis é um prato coringa para os dias mais frios. Mas independente da época, é super nutritivo e fácil de fazer.

Essa é uma receita simplificada, com ingredientes de geladeira: caldo de legumes, leite de coco, alho, cebola, brócolis, queijo gruyére ralado, sal, pimenta do reino e noz moscada.

Você deve estar se perguntando como a sopa irá engrossar. Já que os cremes são feitos com a mistura de manteiga e farinha (roux) ou com creme de leite. Pois aqui, utiliza apenas o brócolis processado para dar a cremosidade. E olha, que fica idêntico a forma tradicional.

O preparo é semelhante a de um caldo com a adição do leite de coco. Deixe cozinhar todos os ingredientes até o brócolis ficar macio, a ponto do mixer finalizar o trabalho facilmente.

Acerte o sabor com os temperos e a consistência com o queijo. O resultado é uma refeição quentinha, saudável e com direito a mais uma concha.

6. Pizza de brócolis

Sabe aquela massa fácil e ainda super saudável? É essa daqui! Ideal para aqueles que possuem restrição a glúten/lactose, como também, para quem segue uma dieta mais balanceada.
Para a receita misture o brócolis cozido, ovos, queijo parmesão e mussarela e um pouco de sal. Leve ao forno e prontíssima!

Agora é só se deliciar com o seu recheio favorito e assar novamente para gratinar tudo.
Com poucos passos é possível preparar uma pizza mais rápida que o seu delivery. Não perca a chance de fazer em casa e experimentar essa versão leve&gostosa!

7. Frango com brócolis

Sabe aqueles pratos que a gente tem impressão que são super difíceis de fazer ou trabalhosas? Essa daqui é bem mais simples do que parece. Além de ser uma forma gostosa de combinar ingredientes e sabores, principalmente para os que não curtem comer o vegetal “sozinho”.

Por isso, essa receita, utiliza o frango como proteína e o molho branco para dar cremosidade. Esse frango possui uns segredinhos que fazem toda a diferença. Começando pelos temperos com cebola cortadas em meia lua, sal, azeite e páprica defumada a gosto.

Enquanto você deixa o frango grelhando, pode preparar o molho branco e pré aquecer o forno.

Publicidad

Finalize o prato com os brócolis cozidos al dente e tomates cerejas, leve ao forno por alguns minutos  e sirva bem quentinho.

Essa é uma daquelas receitas rápidas e que dão uma outra aparência pro tradicional filé de peito de frango. Ele resume o melhor dos mundos: cremosidade e sabor!

8. Pure de brócolis

Algumas receitas são clássicas e versáteis. Mas o purê de brócolis é uma ótima opção para substituir as batatas e também serve como base para alguns pratos, como tortas e acompanhamentos.

Porém, o segredinho para esse brócolis não ficar úmido e soltar tanta água é assa-lo antes de seguir para a próxima etapa. Assim a sua textura fica mais rígida e o todo o seu suco vai embora.

Com eles assados e bem triturados é só finalizar em fogo médio com creme de leite fresco, manteiga, noz moscada e acerte com o sal.

O resultado é uma pasta verdinha, linda e cheio de sabor. Vale a pena testar!

Com essa variedade de receitas, o brócolis ganhou um espaço muito maior por aqui, e esperamos que aí também! Se você conhece alguma versão dele, e que não adicionamos nessa lista, compartilhe o seu segredinho também.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed