Receitas com chuchu: 8 maravilhas que esse legume pode fazer na culinária

Se tem um legume que sofre bullyng na culinária é o chuchu. Afinal, muitos pegam ranço só pelo trabalho de descascá-lo, descartando toda a versatilidade que ele pode proporcionar na gastronomia.

E olha, que justamente por ter um sabor neutro é possível criar texturas imagináveis em alguns pratos. Isso vale para preparações salgadas quanto doces, como brigadeiros e caldas.

Publicidade

No quesito saúde, nem precisamos citar o quanto é nutritivo. Aliás,quem não lembra da presença disfarçada do chuchu na infância? Pois era uma forma de incluir todos os benefícios que ele proporciona.

Quer fugir do trivial sopa com chuchu e descobrir o quanto ele é bacana?! Segue essa lista surpreendente com esse ingrediente:

1. Suflê de chuchu

Essa é uma ótima opção para quem deseja incluir o chuchu em seu cardápio. Fica leve, elegante e ainda é quentinho, daqueles pratos que saem do forno e vão direto para a mesa!

O primeiro passo é preparar um refogado de chuchu, vale o básico alho&cebola, mas também há possibilidade com outros temperinhos, quem sabe até umas ervas frescas. Fique à vontade para adaptar essa etapa da receita.

Como esse legume normalmente já solta bastante água, acrescente mais somente se for necessário. Deixe cozinhar por alguns minutos até dar o ponto de purê, ou seja, levemente macio.

Misture suavemente o chuchu amassado, um punhado de farinha de trigo, as gemas e acrescente algum queijo de sua preferência, para dar aquele efeito elástico na massa.

Mas você precisa saber que, suflê de verdade, gosta de claras em neve. Dão aquele aerado de explodir na boca, entende? Sem muita pressa e com bastante delicadeza faça movimentos suaves para incrementa-la a massa.

Por fim, para não fazer feio coloque logo na mesa e deixe o seu chuchu brilhar!

2. Salada de chuchu

Dê um upgrade no PF do dia a dia com essa salada de chuchu com bacon. Ela combina com todos os pratos e fica divino como acompanhamento low carb.

Comece fervendo o seu chuchu, sem casca e fatiado em fitas, em água com sal e vinagre. Isso garante firmeza ao legume, principalmente no momento em que for misturar com outros ingredientes.

Agora, como toda salada, adicione o restante dos complementos: cebolas picadas, salsinha, azeitonas, cebolinha e alho. Tempere com o seu gosto e finalize com os cubos de bacon frito.

A casquinha crocante e dourada do bacon, o miolo macio do chuchu e o sabor misterioso no paladar, transformam a reputação do chuchu para outro patamar. É de comer rezando, não deixe de experimentar essa receita!

3. Bolinho de chuchu

Forno, aveia, fermento em pó e ovo mudam o chuchu para sempre. Já deu para notar, o que teremos nessa receita, não é mesmo? Um bolinho de chuchu assado e ainda por cima bem turbinado para o lanche da tarde.

O segredo é preparar uma boa base do legume com ele cozido e amassado. A partir disso, é só acrescentar o restante dos ingredientes, como: aveia, cebola picada, milho verde, cenoura ralada, fermento químico, cheiro verde, sal e pimenta a gosto.
Quando a mistura estiver uniforme é o ponto certo para ir ao forno. Por isso, distribua em formas de muffin ou cupcakes para dar a aparência de bolinho.

E a fama que o chuchu é sem graça, fica na feira mesmo, pois aqui concluímos que o legume tem muito potencial!

4. Doce de chuchu

Variar os alimentos é um bom truque para manter uma alimentação saudável. Um dia o chuchu vai para mesa quentinho e no outro refogado com alho e especiarias. Aqui, ele é doce pra matar a sua vontade com gosto!

Quer deixar o legume com cara de sobremesa? Açúcar, coco ralado e cravos da índia combinam super bem!

Inicie a receita ralando o chuchu de forma que ele fique bem fininho e discreto. Lembre que nessa parte é essencial lavá-lo e retirar todo o excesso de água que permanece no legume.

Por fim, leve em fogo alto com o açúcar e assim que derreter acrescente o restante dos ingredientes.

O resultado é um doce úmido e super convidativo para acompanhar um queijo branco! Vale a pena testar!

5. Brigadeiro de chuchu

Brigadeiro não precisa ser de leite condensado, sabia? Feito com chuchu fica gostoso e saudável. E ganha ainda mais efeito depois de passar pelo fogo até obter o ponto de brigadeiro de panela.

A dica principal é cozinhar o chuchu no vapor, assim não há acumulo de água, e deixa seu miolo intacto para dar a consistência desejada no final.

Com isso bata em um liquidificador, adicionando cada ingrediente por vez, a gema, o leite em pó, o amido de milho, o cacau em pó, o adoçante natural (xylitol) e a essência de baunilha.

Finalize em fogo médio, misturando bem e está pronto! Já pode iniciar a sessão do filme e comer sem culpa esse delicioso brigadeiro de panela fit!

6. Creme de chuchu

Dizem que chuchu é um legume injustiçado. Mas, na verdade, ele só pega o sabor dos alimentos mais marcantes. No caso dessa receita temos o chuchu ao molho branco. E é por isso que esse prato rende que é uma beleza.

A receita do molho branco, todos já conhecem muitíssimo bem, um pouco de manteiga, farinha de trigo, leite e noz mocada.
Já o chuchu tem um preparo bem simples. Fatie em sentido vertical e dê uma leve bronzeada na frigideira com azeite. Não tenha pressa e faça essa etapa por partes, assim evita que ele solte muita água e garante os torradinhos em sua superfície.

Agora é só montar, no estilo de uma lasanha, e levar ao forno para o melhor que ele sabe fazer: gratinar!

Se você ainda não experimentou essa versão, não fique de fora e arranque elogios até daqueles que abominam o chuchu!

7. Chuchu com ovo

O chuchu é aquele ingrediente que vive de bobeira na dispensa, se não é em sopa, é em saladas. Então misture com o que tem na geladeira e já pra cozinha!

A combinação com o ovo dá uma levantada em qualquer refeição, que até no simples arroz com feijão o prato fica completissimo!

Publicidade

O segredinho é acrescentar água aos poucos, até o chuchu ficarem macios, mas não em ponto de derreter. Com isso, jogue a mistura de ovos e espera secar por completo até formar um refogado firme e levemente tostado.

E acredite, pois refogado o chuchu ganha uma consistência interessante. Mas é a mistura de temperos que vai fazer toda a diferença.

Não deixe de fazer esse acompanhamento quando houver aquela sobrinha do legume ou quando faltam opções durante a semana. E se quiser acrescente outros ingredientes em seu refogado, um exemplo, é  pedaços de frango ou alguma outra proteína. Fica uma delícia e deixa o chuchu mais vivo do que nunca!

8. Chuchu a milanesa

Ninguém dispensa um bife a milanesa, certo? Mas e se for de chuchu? Esse daqui promete superar todas as expectativas!

Sem muito segredo, corte o chuchu em fatias finas (1cm de largura) e deixe cozinhar em uma panela fervente até ficarem al dentes.

Seque bem cada fatia e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Depois, realize o processo de empanamento com ovo e farinha de trigo e leve-os para fritar em óleo bem quente, assim garante aquele crocante apaixonante da milanesa.

O resultado é uma delicia e comprova que o chuchu tem graça sim! Faça para o seu almoço do dia a dia, pois substitui muito bem qualquer carne.
Aqui, selecionamos oito motivos para você gostar de chuchu, agora faça a sua parte. Quebre esse muro, arregace as mangas e deixe ele brilhar (tanto na cozinha, como na mesa)! A aposta é certeira e o sabor pode ser surpreendente!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed