Receitas de panqueca: 9 versões irresistíveis para fazer em casa

Preparar panquecas ajuda a encarar o dia de um outro jeito. Ela chega de mansinho com seu aroma na frigideira e quando vê já laçou você de vez!

Publicidade

A simplicidade é a característica que mais cativa os admiradores dessa massinha que leva apenas três ingredientes. Ainda mais com seu preparo “mexeu tá pronto”, fica mais fácil em deixar a refeição especial.

Quer saber mais? É que dá para fazer na véspera. Prepare a massa em um dia e o recheio no outro. Uma mão na roda para quem tem crianças em casa ou quer caprichar, logo cedo, no café da manhã.

Com isso, a panqueca é uma ótima opção para ocasiões em que não dispomos de muito tempo para cozinhar, mas que desejamos uma refeição gostosa e nutritiva. O melhor de tudo é que ela pode ser servida tanto na versão salgada quanto na doce.

E como sabemos que nem sempre é fácil agradar o paladar dos pequenos, sugerimos que você opte por receitas que eles simplesmente amam. Que nesse caso, nem precisamos citar o quanto é prazeroso devorar ela quentinha!

Por isso, prepare a farra que a tarde na cozinha vai render. E tem vez para todo mundo: os marombeiros, os que não descartam a versão com chocolate, os que preferem a salgada, os que tem intolerância e etc. Confira aqui:

1. Panqueca americana

Essas panquecas bem fofas, tostadinhas e cheias de furinhos são perfeitas para o café da manhã do fim de semana. Alias, é o típico prato para se sentir naquelas cafeterias dos Estados Unidos. Então abuse de um recheio à altura e aproveite esse momento hollywoodiano!

Para preparar essa massa de panqueca é agradável o uso de uma balança, assim, a receita segue as proporções exatas da original.

Sente o repertório do preparo: ovos, açúcar, chá de melaço, farinha de trigo, bicarbonato de sódio e leite. E é uma coisa de louco observar o efeito do bicarbonato de sódio agindo na massa, deixando ela macia e aerada.

No cozimento não há necessidade de manteiga, por isso escolha uma frigideira antiaderente para realizar essa etapa.
O resultado é uma tortura boa, você não sabe se começa pelo recheio, pela massa, pela calda, pelas bordas. Enfim, panqueca americana é vida!

2. Panqueca de frango

A panqueca simples é uma comida que faz parte da geladeira de uma família.

É leve, dura por alguns dias, fácil de fazer e é só deixá-la pré pronta. Na hora cada um se vira com o molho que pode ou não dar aquela gratinada. E fica tão caprichado que serve até pra um jantar especial.

Aqui não faz diferença se você iniciar pelo recheio ou pela massa. Como o escolhido da vez é o frango, capriche nos temperos e no queijo cremoso para turbinar a sua panqueca.

A massa é outro método rápido para fazer, devido a ajuda do liquidificador. Misture os ovos, leite, fermento químico, óleo, sal e farinha de trigo até dar o efeito liso e homogêneo.

Frite em discos bem finos colocando uma concha por rodada. Você vai ver o quanto vai render essa receita.
A ideia é preparará-las na travessa, bem casa de família. O interessante das panquecas é que cada um pega o seu pedaço e esquenta.

Acompanhe as orientações da receita e já coloque ela como prioridade da lista!

3. Panqueca de banana

Essa é uma típica receita de brunch. Afinal, é uma panqueca fácil de preparar e faz a linha refeição fresquinha. Tem coisa melhor do que combinar banana com aveia?

O primeiro segredinho é bater bem o ovo até espumar. Dessa forma, você tira o gosto e o cheiro forte do ingrediente que não é bom para a receita.

O segundo é escolher uma banana mais madura, pois são mais doce. Amasse bem com um garfo e adicione com o restante dos ingredientes da receita.

E para deixar a panqueca com a sua cara abuse de especiarias como canela, cravo, cardamomo, gengibre e entre outros.
O jeito correto para fritar é utilizar um pincel de silicone para espalhar o óleo de coco na frigideira, assim garante o contato com toda a superfície da panela.

Viu como a receita é fácil e rapidinha? Em cinco minutos se cria panquecas lindas e bonitas.

O bom dessa panqueca é que ela fica mais durinha, diferente da anterior, ideal para comer com frutas, mel, xarope maple ou geleia. Não perca a chance de experimentar no conforto de sua casa!

4. Panqueca de carne

A panqueca de carne moída é um dos pratos curinga na cozinha, por isso não pode faltar no repertório de casa. Essa aqui, tem o toque especial, que é coberta com molho bechamel e gratinada no forno.

O legal dessa receita é que depois que pegar o jeito da massa, pode inventar o recheio que quiser. Delícia total!

O preparo é dividido em três etapas: massa, molho branco e carne moída. Tente começar pela massa porque ela necessita de um tempo para descanso.

No momento de grelhar se atente quando as bolhas começarem a aparecer e a massa soltar do fundo da frigideira, pois vire para dourar do outro lado.

O recheio de carne moída é a estrela do prato, capriche nos temperos e arrase no sabor. Para isso, prepare aqueles ingredientes básicos da despensa: cebola, alho, farinha de trigo para engrossar, extrato de tomate, azeite, canela em pó, salsinha, sal e pimenta do reino a gosto.

Já o molho branco não foge do preparo clássico com leite, farinha de trigo, manteiga e noz moscada.

Para a montagem cubra o fundo do refratário com metade do molho bechamel. Assim as panquecas não grudam e nem ressecam na hora de ir ao forno.

Como essa receita rende bastante você pode congelar depois de recheadas, ideal para um jantar mais preguiçoso ou um almoço vapt vupt.

5. Panqueca de chocolate

Se você quer um lanche da tarde ainda mais especial faça essa panqueca doce.

No preparo da massa separe os ingredientes secos do líquido e, consequentemente, jogue aos poucos até dar o ponto liso e homogêneo.

Publicidad

Por isso, misture primeiramente o açúcar cristal, o cacau em pó, o fermento químico e a farinha de trigo em uma vasilha. Já em outra prepare a outra parte com: leite, ovos e óleo.

Finalize com uma cremosa ganache feita com pedaços de chocolate, creme de leite e um toque de rum.

Elas ficam lindas e deliciosas com o tchan a mais da cobertura. Perfeito para transformar a refeição em festa, não é mesmo?

6. Panqueca de batata doce

Quem procura uma receita saudável e saborosa pode arriscar nessa panqueca fit feita com batata doce. E por não levar leite e farinha é uma ótima opção para os que tem alguma restrição a lactose ou ao glúten.

Apesar da batata ser um ingrediente que divide opniões, tem os quem ame e odeiem, vale a pena testar essa receita. Incremente com algum acompanhamento saboroso e pronto!

A receita utiliza apenas 2 ingredientes, sendo que as claras em neve ajudam a dar ainda mais leveza aos seus discos quentes.
Uma ótima opção para o jantar ou uma excelente maneira para começar o dia!

7. Panqueca sem glúten

O que dizer dessa versão maravilhosa para os veganos? Uma panqueca sem ovo e com ingredientes surpreendentes.

O ponto importante é ter coerência ao substituir os ingredientes de uma panqueca tradicional a essa que é completamente diferente.

Podemos observar na receita, que ao invés da farinha de trigo utiliza-se dois tipos naturais: a de arroz integral e de grão de bico. Mas você pode escolher as que mais te agradam e trocar sem problemas.

No liquidificador bata a sua farinha com água, azeite, polvilho doce e sal.

É rápido, fácil e fica uma delicia!

8. Panqueca de abobrinha

Sabe aquele dia que você está com a abobrinha na geladeira e sem muito inspiração do que fazer com ela? Pois aqui ela vira massa de panqueca!

O truque é ralar a abobrinha e tirar todo o excesso de água com um pano. Tenha paciência nesse processo porque garantimos que vale a pena.

Agora, é só misturar os outros ingredientes e colocar para fritar em frigideira antiaderente.

Você vai precisar de: alho, creme azedo, ovos, sal, pimenta do reino e farinha de trigo.

E o melhor de tudo é que você pode comer ela sozinha ou com alguma acompanhamento ou recheio. Então, aproveite as sobras de geladeira e reutilize ela aqui nessa receita.

O resultado é a panqueca mais surpreendente e verde que você vai experimentar. Vale para o almoço, jantar e até para um lanche da tarde mais turbinado!

9. Panqueca de tapioca

Praticidade é o nosso dilema! Por isso trouxemos uma receita infalível de uma panqueca fácil que você só precisa ter um pacote de tapioca para um final feliz.

Sem muito segredo, faça uma mistura com a goma de tapioca, creme de ricota, queijo ralado, ovo e uma pitada de sal.
Leve para frigideira e grelhe os dois lados como de costume.

Se surpreenda com o elástico dessa panqueca. Sim, o mix de queijos forma uma cena linda. Ainda são uma explosão de sabor, que não precisa de mais nada além delas bem quentinhas.

Só cuidado para elas durarem até a hora de comer. Porque o negócio é tão gostoso que saem da frigideira e vão direto para a nossa boca.

Por aqui ficamos loucos para experimentar essa variação feita com tapioca. Teste você também!

Será que algum dia encontraremos receitas de panquecas mais gostosas do que essas? Se tiverem alguma outra dica, não deixem de repassar para nós para aumentar a nossa lista aqui.

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed