Receitas com berinjela: 10 pratos aperitivos deliciosos e fáceis de fazer

Se existe alguém com presença assídua no cardápio vegano é a berinjela! Afinal, quem nunca ouviu falar de sua versão com lasanha? Que por incrível que pareça, conquistou até os carnívoros de plantão, passando por cima até das tradicionais.
Existem outras maneiras de explorar esse legume. Dá para fritar, gratinar, assar, grelhar e por aí vai. São tantos preparos, que podem ser harmonizadas ao gosto do cliente, ou seja, com qualquer paladar.

Publicidade

E o melhor de tudo, que a gente encontra em qualquer mercadinho por aí. Ela sempre está dando bandeira e pronta para ser utilizada. Então, se você se encontra sem opções do que comer conte com ela para o que der e vier.

Sem contar que é um ingrediente que vai bem com outros sabores, como o árabe, oriental e até italiana. Deixando seu menu bem extenso para encontrarmos ela em versões de entradinhas até prato principal.

Há muitas formas de preparar esse legume tão saboroso. Não sabe como inovar a refeição? Calma, porque separamos 10 receitas com berinjela para você testar em casa e se deliciar!

1. Lasanha de berinjela

Não poderíamos iniciar a nossa lista sem essa receita aqui. Se não é a mais popular, com certeza, é a mais fácil para os iniciantes na cozinha. Super tranquila e com etapas divertidas de fazer que deixam esse preparo ainda mais gostoso.

Primeiro tenha em mãos todos esses ingredientes: berinjelas, molho de tomate (de preferência caseiro), queijo mussarela, queijo parmesão, sal e pimenta do reino moída na hora.

O grande truque da lasanha de berinjela é substituir a massa italiana pelo legume. Com isso, corte ela em fatias finas, no sentido do comprimento e doure por cerca de um minuto de cada lado.

Essas berinjelas fatiadas são arrumadas em camadas, junto com o queijo e o molho, criando essa variante de lasanha.

Quer melhorar?! Então, finalize com bastante queijo parmesão e leve ao forno para fazer dessa maravilha o paraíso!

2. Antepasto de berinjela

Quando se olha para o título, logo vem em mente, uma receita de pasta de berinjela. Mas aqui, a coisa é diferente, nada mais é que a famosa Caponata de berinjela. Sim, aquela misturinha danada de restaurante feita com pimentões e bastante azeite.
Agora, chegou a sua hora de aprender e deixar esse aperitivo viciante tomar conta de sua geladeira. E o melhor de tudo: é facílimo de fazer!

Como o preparo é bem simples tente focar bastante no corte dos ingredientes. Levando em conta ao tamanho e a proporção exigida na receita. Para esse blend dar certo acerte também na quantidade. Não adianta nada ter bastante berinjela para pouco tempero, não é verdade?

Misture em um bowl a berinjela, os pimentões, a cebola, a uva passa, a azeitona, as nozes, o azeite, o vinagre, o açúcar mascavo e tempere com o sal.

O que mais encanta nessa receita é a facilidade, que é apenas despejar tudo e levar ao forno em temperatura baixa por uma hora. O único trabalho é dar uma olhadinha de vez em quando e mexendo para deixar tudo uniforme.

O ideal é servi-la fria, que quanto mais tempo na geladeira, mas pega o gosto dos temperos.

Invista a Caponata em um pão italiano, na sua massa, com carnes, recheios ou puro mesmo. É um curinga que é sempre bom ter em casa!

3. Berinjela recheada

Esta berinjela é uma comida versátil para a sua mesa: serve de acompanhamento e como entrada também faz o maior sucesso!
E convenhamos, que fazer legumes recheados é uma maneira criativa de experimentar novas combinações e também incentivar aqueles que não curtem comer ela sozinho.

A primeira coisa é separar ela ao meio e fazer alguns cortes (estilo quadriculado) que ajudam a penetrar os temperos.
Normalmente, essa beringela é recheada com carne moída ou frango desfiado. Mas para trazer algo diferente, escolhemos essa receita que leva: queijo mussarela e tomates.

Coloque o recheio por cima da superfície e leve a grelha ou ao forno para dar uma leve cozinhada. O ponto correto para servir é quando o queijo estiver derretido e a berinjela bem al dente.

Elas ficam lindas, com brilho e com uma textura incrível! Vale a pena trazer essa alternativa no churrasco, ainda mais quando se tem um vegetariano na turma.

4. Berinjela empanada

Com essa receita de berinjela empanada é possível dá uma cara nova a este clássico do dia a dia!

Uma etapa interessante da receita é deixar as rodelas de berinjela de molho, a fim de tirar o amargor. Só não esqueça de secá-las bastante porque óleo e água não se dão muito bem!

Na montagem faça uma espécie de espeto para que elas não desmanchem. Porém, não se preocupe pois é no empanamento que elas fixam bem.

A berinjela ganha uma casquinha linda quando frita, que além do crocante vem de brinde um banho de queijo. Sirva no lugar da carne, acompanhada por um arroz ou uma salada. Sugestão perfeita para um dia da semana sem carne!

5. Berinjela parmegiana 

Beringela à milanesa já é gostoso, mas à parmegiana é um convite inegável!

O ideal é cortá-las em rodelas mais grossas para sentir bem a textura do miolo já que com o cozimento ela tende a murchar.
Outro truque é temperar a farinha de rosca com sal e orégano para dar uma levantada no sabor. Siga as orientações da receita para essa etapa para ter uma fritura bem executada.

Para a montagem arrase com um delicioso molho de tomate encorpado e adicione bastante queijo. E aqui, vale o queijo mussarela e o parmesão!

No momento de servir mantenha ela bem quentinha para que o queijo não resseque e a beringela não derreta. No mais, é só comer e ser feliz!

6. Quibe de berinjela

Essa receita vegana é super prático e rende que é uma beleza. Por isso, organize uma reunião e chama um bom número de pessoas para apreciar essa gostosura com você.

O passo a passo, apesar de simples, exige uma preparação mais detalhada da berinjela. Como, por exemplo, um corte especifico, uns minutos para deixá-la de molho e mais um pouco para assar.

Enquanto isso, você pode deixando seu trigo para hidratar, assim ninguém perde tempo por aqui.

Quando a polpa estiver macia já é o momento de preparar a sua massa de quibe. Nessa hora, acrescente tudo o que esse quitute árabe tem direito: alho picado, cebola, tahine, limão tahiti, cheiro verde, hortelã e trigo.

Misture até todos os ingredientes ficarem fixos e bem distribuídos.

Publicidad

Nada mal planejar uma noite árabe em casa com uma receita diferente. Esse prato promete arrancar muitos elogios, por isso não deixe de mostrar seus dotes culinários com esse preparo!

7. Hambúrguer de berinjela

Hambúrgueres estão mais na moda do que nunca. E a onda vegana ganha cada vez mais adeptos. E que tal juntar essas duas coisas?

É essa receita aqui, com um resultado gostoso, leve e funcional.

Prepare um assado simples das berinjelas e batata doce para formar a base do seu sanduíche. Depois de frias, esprema bem para que consiga adicionar o restante dos ingredientes. Faça esse processo até ficar com aspecto denso, ou seja, o ponto que dê para montar os seus discos.

Nesse caso, você pode assar no forno ou grelhar na frigideira. As duas opções ficam deliciosas!

Depois dessa dica maravilhosa, o que antes era problema, transformou em prazer. Aproveite e teste essa versão em sua próxima vontade de comer fast food!

8. Berinjela com missô

Cuidado, pois esta berinjela faz você se apaixonar logo na primeira garfada! A textura é incrível, o tempero é surpreendente e o gostinho é aquele de “quero mais”.

Por ser de origem japonesa os ingredientes tendem a ir por esse lado também. E se você não curte esse tipo de culinária, acredite no potencial dessa berinjela que tem um sabor fora do comum.

Inicie o preparo descascando a berinjela deixando somente o seu miolo para cozinhar em vapor.

Nesse meio tempo prepare o incrível molho que leva: pasta de soja (missô), óleo de gergelim, melaço de cana, vinagre de arroz, shoyu, alho e gengibre.

Desmanche as beringelas macias sobre um prato e jogue essa mistura de aromas por cima.

O resultado é tudo aquilo que falamos e muito mais! Só experimentando para saber o quanto é bom!

9. Berinjela com ovo

Essa receita é para os dias corridos, que ao invés só do ovo frito, tem berinjela e um plus a mais! O preparo é simples e fácil de fazer que fica pronto em poucos minutos.

A receita nada mais é que ovos cozidos no molho de berinjela, tomate e ricota. E acredite você só vai precisar de apenas uma frigideira. Moleza, não é verdade?

Comece refogando sua berinjela com bastante tempero. Quando estiverem bem molinhas adicione seu molho de tomate pelado batido e deixe apurar por algum tempo.

Finalize com um ovo e deixe que o próprio vapor e o molho cozinhe ele. Para o toque de frescor, uns pedaços bem fartos de queijo ricota e está prontíssimo!

Uma ótima pedida para uma almoço leve ou quem curte um prato vegetariano. Não deixe de fazer mesmo assim!

10. Berinjela Babaganoush

Esse é um prato tradicionalmente árabe, mas por aqui, podemos defini-lo como pasta de berinjela ou patê de berinjela.
O preparo é simples, mas algumas particularidades, adicionam sabor para essa entradinha.

Para dar o gostinho defumado, grelhe as berinjelas na boca do fogão, até chamuscar a casca. Com elas bem macias é só picar a polpa com a ponta da faca e adicionar todos os condimentos que manda a receita: tahine, suco de limão, alho assado, canela, raspas limão e laranja, salsinha, cebolinha, sal e pimentas moídas.

Finalize com um fio de azeite e hortelã. Agora, é só saborear com um pão pita fresquinho!

Gostou das dicas? Berinjelas podem ser deliciosas! E ainda garantem a saciedade que nos faz comer menos. Por aqui, ficamos morrendo de vontade, e espero que aí a gente tenha transmitido essa mesma sensação. Use a abuse desse legume sem medo!

SHARE
MostrarEsconder Comentários

Comments are closed