Receitas com goiabada: 9 doces para fazer com o doce mineiro!

Falou em doce mineiro já sabemos que vem coisa boa por aí! Se você já ama a goiabada pura, imagina acompanhado de receitas mais elaboradas? Fica difícil resistir!

A goiaba é uma fruta que agrada todo mundo! Possui uma época certa para comprar, lá por meados de fevereiro, mas a goiabada em si não tem hora e nem lugar. Em qualquer mercadinho é possível encontrá-la e está sempre pronta para serem saboreadas. Não precisa de muitos processos para se tornar uma deliciosa cobertura ou recheio.

Publicidade

Ela é doce na medida certa, tem uma textura maravilhosa, é relativamente acessível e garante sobremesas incríveis. Esquece o tradicional Romeu e Julieta, pois estamos falando de comidinhas para colocar a mão na massa.

Quer saber o resultado de tudo isso? Se liga nessas opções deliciosas de abraçar o estômago:

1. Bolo de fubá com goiabada

Bolo caseiro é uma tentação, concordam? A gente não dá nada para eles, mas quando tem algum dando bobeira na bancada as definições mudam completamente. Agora, bolo de fubá com goiabada é perfeito para um lanche da tarde, e claro, tem que ser fofinho e úmido igual da casa da vó!

A cobertura cremosa complementa lindamente com a leveza dessa massa que também leva pedacinhos de goiabada cascão. Para que os cubos não afundem na massa, ficando todas no fundo da forma, passe por um empanamento na farinha de trigo.

A massa do bolo é muito simples, leva: ovos, açúcar, óleo, leite, fubá, farinha de trigo e por fim fermento químico. Você pode misturar todos os ingredientes no liquidificador ou separar os líquidos dos secos. O resultado fica saboroso por igual e se mantem corado do mesmo jeito.

Existem muitas versões por aí, mas com certeza essa vai conquistar o seu coração. Que por sinal é igual aqueles de sítio e fazenda. Chama todo mundo e ainda passa um café fresquinho pra todo mundo! Existe coisa melhor?

2. Cuca de goiabada

Pensa em um bolo com cara de torta, daquelas que deixam o estômago feliz. Essa é a cuca! Ela pode ser feita com diversos recheios, entres eles está a famosa de goiabada. E vamos combinar, que essa guloseima é um sucesso e deixa qualquer doce no limite certo!

Todas as versões de cuca ficam uma delícia se tiverem uma boa massa e uma boa farofa. Por isso, o segredo dessa receita está tanto em um, quanto em outro.

A massa possui uma consistência mole devido a quantidade de líquidos, como a manteiga derretida no leite e a solução do fermento biológico. O truque é incorporar lentamente com o restante dos ingredientes que são a farinha de trigo, açúcar e o ovo. E não esqueça de aguardar a massa descansar, hein!

A farofa é a etapa mais gostosa, pois é perfumada e é onde colocamos a mão na massa. Dessa forma, é possível sentir os tamanhos dos grumos. Quando mais pedaçudos, maior a crocância dessa cobertura. Ela é um pouco diferente da tradicional, já que vai um toque de canela, o que deixa muito mais gostosa!

Você pode distribuir os cubos da goiabada na massa e na farofa, assim elas ficam bem distribuídas por tudo, entende? Ninguém merece pegar uma garfada só com massa e resquícios da fruta!

Sentir o perfume dela saindo do forno deixa qualquer um ansioso para comer logo. Garanto que vai ser o maior sucesso na sua casa!

3. Cheesecake de goiabada

Cheesecake de goiabada? Yes, please! Apesar de ser preparada em duas etapas, essa receita é deliciosa de fazer, daquelas que não tem muito truque.

Tanto essa versão, como a original, não leva gelatina e ainda conta com um creme de queijo na medida certa.

A base de biscoito adocicada com canela contrasta muito bem com o restante das camadas. A cobertura de goiabada é facílima de preparar, do tipo um minutinho e está pronto. Perfeito, não?

O principal é seguir as medidas dos ingredientes para que o sabor fique suave e a textura cremosa. Mas, comparado à outras, essa compõe com bastante limão, que possui o suco e a as raspas. Garante uma acidez que combina perfeitamente com a calda da fruta.

Além de ser uma sobremesa elegante é adorada por todos, desde as formiguinhas de plantão até os que não curtem muito doce. Não tenha dúvidas, que essa é uma receita para guardar no caderninho e preparar quando houver uma ocasião bem especial!

4. Biscoito amanteigado com goiabada

Meio da tarde é aquele momento que sempre bate uma fominha, certo? Nessas horas não tem nada melhor do que ter em casa um biscoitinho doce que sacia na hora! Por essa razão, os biscoitos amanteigados caseiros são muito mais saudáveis e gostosos. Você pode, por exemplo, fazer no domingo e ter para a semana toda tranquilamente. O melhor de tudo é que são fáceis de preparar, ou seja, não tem desculpa!

Esse é o famoso casadinho que consiste em duas metades de bolacha recheada com goiabada e passadas no açúcar. A massa é tão delicada que chega derreter na boca. O recheio, então, não tem nenhum apuro. É só derreter a goiabada na água e está pronto para ser usado e abusado!

Elas ainda são super versáteis, ou seja, dá para consumir com o recheio que quiser e ser criativo. Pode fazer em uma formato diferente, banhar em chocolate, servir um doce de leite à parte, adicionar alguns confeitos. Enfim, são tantas ideias que se torna uma massa “curinga”.

Os ingredientes são os básicos da despensa: amido de milho (maizena), manteiga, farinha de trigo, açúcar e, se tiver, um toque de essência de baunilha.

Deixe chegar em temperatura ambiente para rechear e saborear, pois ficam ainda mais gostosas. Dá até para colocar em um pote e presentear os amigos e familiares por aí. Então, não perca a oportunidade e se joga nessa receita!

5. Bolo de queijo com goiabada

Deu água na boca só de ler o título? É praticamente impossível resistir a essa receita. Para ter um sabor mais especial, a massa leva também queijo parmesão.

A vantagem dessa receita é que não precisa de mais nada, além dos ingredientes, uma vasilha e uma fouet. Sim, a preparação dele é bem caseira mesmo, sem nenhuma frescura.

Os ingredientes para a massa são: ovos, açúcar refinado, óleo, farinha de trigo, queijo da canastra, parmesão ralado e fermento químico. Adicione um elemento por vez e misture até que esteja dissolvido por completo.

O truque para deixar os cubos de goiabada uniforme é adicionar somente no final, ou seja, na forma. Coloque-as por cima e empurre algumas para baixo e outras mantem na superfície.

A combinação de goiabada com queijo é clássica e não tem como não amar. O queijo garante o salgadinho que equilibra com o doce da fruta. E nada mais convidativo do que uma camada farta de requeijão sobre a sua fatia. É delicioso demais!

6. Suflê de goiabada

Suflê é assim: saiu do forno segue imediatamente para a mesa! Ele murcha rapidinho, mas é tão, tão gostoso.

A versão com goiabada não poderia ser melhor. É uma sobremesa elegante, fácil de fazer e perfeita para um jantar romântico. Tanto é que a nossa receita rende duas porções exatas. Aposto que o seu companheiro (a) vai imaginar que passou horas na cozinha, mal sabe que é rapidíssimo de preparar.

Acredite se quiser, mas essa receita conta com apenas três ingredientes: goiabada, água e claras. O diferencial é a super camada de doce de goiabada que sustenta super bem com a neutralidade das claras em neve. O açúcar mesmo é inteiro da fruta, delicioso não é mesmo?

Publicidade

A regra básica desse prato francês, com certeza, é bater bem as claras em neve. Ela deve ser espumosa e bem volumosa, pois é esse ar que vai fazer ele crescer. Na nossa versão ela é complementada com o restante da calda, a cor fica linda e de longe já avista o quão suave ela está.

Para que ela cresça reta e uniforme o ideal é remover as bordas e deixar a massa rente sobre a superfície. Esse truque vale ouro para qualquer receita de suflê que for se aventurar por aí.

Nessas horas você não sabe se fotografa, se come uma colherada, se espera esfriar um pouco. O importante é saborear à vontade, sem culpa com as calorias!

7. Mousse de goiabada

Goiabada cremosa e gelatina “vegana” é uma combinação que desmancha na boca e deixa qualquer um suspirando por mais!

Chegou quem não poderia faltar: o mousse. E ainda por cima vegano para deixar a receita muito mais saudável.

Para te deixar à par da receita, confira a lista de ingredientes: leite vegetal, goiabada picada, suco de limão, ágar- ágar e creme de leite de soja.

Se você ainda não conhece, o ágar- ágar é um elemento totalmente natural. A textura e o preparo lembra o de uma gelatina tradicional.

A primeira etapa do mousse é feita no liquidificador e finalizada no fogão/cooktop. A parte mais cansativa, com certezas é esperar ele ficar geladinho, porque de resto é rápido e simples.

Quer outro motivo para preparar essa receita? Ela conserva bem em geladeira, sendo ótima para matar a vontade de comer um docinho no dia seguinte!

8. Pudim de queijo com goiabada

O pudim de Romeu e Julieta é uma forma surpreendente de saborear o clássico. A junção de sabores permanece a mesma, mas com um toque a mais de ingredientes e uma apresentação moderna.

Publicidade

Preparar um pudim requer mais tempo do que tarefas, concordam? Afinal, aguardar o tempo de forno e de geladeira é quase uma tortura para quem está curioso para ver o resultado final.

A base, saborizada por queijo, é realizada no liquidificador. Portanto, você vai precisar de ovos, leite condensado, leite, parmesão ralado e requeijão. Esse último elemento ajuda a equilibrar os traços doces e salgados, sem contar, que garante uma cremosidade só.

O ar romântico fica por parte da goiabada. Uma calda simples com a pasta da fruta e água, que substitui muito bem o caramelo da versão tradicional.

Se você curte essa combinação, essa é a sua receita. E, você sabe, pudim não tem erro! O resultado é sempre o mesmo: mega cremoso, super delicado e simplesmente maravilhoso!

9. Rocambole de goiabada

Bolo de rolo, conhece? Uma iguaria brasileira que consiste em uma massa de pão de ló bem fina alternadas por camadas de goiabada, resultando em linhas equivalentes entre bolo e recheio. Irresistível, não é mesmo?

É tão versátil que pode ser uma sobremesa, mas também pode ser servido em qualquer tipo de lanche acompanhado com café. Mas a tendência mesmo é fazer versões pequenas para bem casado, lembrancinhas, brindes e tudo mais.

A receita é ótima e leva poucos ingredientes: farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar.

Para um rolo maior, é necessário assar outras fornadas da massa. Seguindo o mesmo procedimento, só que adicionando o rolo anterior. Enfim, a montagem parece complicada mas exige apenas delicadeza e paciência.

Ela rende tanto que dá para sair distribuindo esse mimo para seus vizinhos, família e amigos. Aposto que vai ser o maior o sucesso!

A fruta, que serve como base da goiabada, esbanja tantas opções que fica difícil optar por apenas uma receita dessa lista. Os preparos não possuem muito mistério, então aproveite o seu tempo livre e se aventure nesse universo “caipira” que faz alegria de quase todo o mundo